O que deve ser incuído em um portfólio de professor

Escrito por genevieve van wyden | Traduzido por marlon campos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que deve ser incuído em um portfólio de professor
Um portfólio bem montado pode lhe ajudar em uma entrevista de emprego (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Seja você um professor em formação no início de sua carreira ou um professor experiente com vários anos de ensino e honras conquistadas, montar um portfólio profissional para mostrar em entrevistas de emprego só lhe trará benefícios. Um portfólio de professor pode ser uma documentação escrita ou digital de sua educação, certificação, competências de ensino, honras e filosofia.

Outras pessoas estão lendo

O propósito de um portfólio de professor

Seu portfólio de professor é uma apresentação de sua formação e experiência como educador. Ele serve para documentar suas crenças sobre ensino e aprendizagem, e define detalhes sobre o seu estilo particular de ensino .

Ao participar de entrevistas de emprego, o seu portfólio serve como um documento que comprova quem você é como um professor. Possíveis empregadores terão a chance de ver o que você pode oferecer aos alunos e à escola em questão. Um portfólio bem estruturado também ajuda a causar uma boa primeira impressão.

Ao incluir certos documentos, você tem a oportunidade de expressar sua filosofia de ensino e mostrar quais os tipos de atividades e materiais que costuma usar em suas aulas.

Itens a serem incluídos no portfólio de professor

Inclua em seu currículo uma carta de apresentação, um índice, documentos de certificação, planos de aula que você preparou para os alunos que ensinou antes, sua declaração de filosofia educacional, cópias de suas transcrições educacionais, cópias de materiais didáticos que tenha feito ou desenvolvido, fotos suas com alunos em sala de aula, cartas de recomendação e quaisquer planos de avaliação (ou avaliações alternativas) que tenha desenvolvido para seus alunos.

Considere também dividir seu portfólio em categorias. Você pode dividir essas categorias para separar suas diferentes fases de ensino como, por exemplo, ensino regular de alunos, professor substituto e honras. Depois de ter dividido tudo na categoria apropriada, coloque cada um em uma ordem lógica e crie uma tabela de conteúdos.

Não tenha medo de fazer o seu portfólio se destacar diante dos portfólios de outros candidatos à vaga - use papel decorativo para destacar suas atividades, honras e realizações. Apenas certifique-se de que o seu papel decorativo não seja feito de um neon brilhante que cegará os olhos dos seus entrevistadores e "ofuscará" o registro do seu trabalho e realizações.

Cópia física x portfólio digital

Você pode usar o formato que preferir, visto que ambos têm vantagens e desvantagens. Se decidir criar um portfólio físico, tanto a montagem quanto a atualização podem ser mais fáceis, contudo você pode gastar uma grande quantidade de papel para mantê-lo atualizado.

Dentre as desvantagens de um portfólio físico, destaca-se a necessidade de várias cópias, especialmente nos casos em que você esteja sendo considerado para trabalho em mais de uma escola e os administradores queiram ver o seu portfólio antes de sua entrevista. A mesma coisa pode acontecer caso esteja sendo considerado para apenas um emprego e os administradores ou os entrevistadores queiram ver o seu trabalho com antecedência.

Já as vantagens de um portfólio digital incluem a capacidade de adicionar vários links, como vídeos mostrando a sua performance diante dos alunos. Você também pode facilmente criar cópias de um portfólio digital, tornando mais fácil o processo de anexar e enviar para potenciais empregadores. Além disso, ao criar um portfólio digital, você estará mostrando a sua capacidade de lidar com as tecnologias atuais, podendo ainda deixar cópias com futuros empregadores sem desperdiçar recursos naturais valiosos.

As desvantagens incluem a capacidade limitada para compartilhar seu portfólio com mais de um entrevistador - se estiver sendo entrevistado por uma equipe de administradores, alguns podem não estar familiarizados com a tecnologia ou podem preferir ver uma cópia física de seu portfólio. Além disso, se você não tiver muita habilidade com tecnologias digitais, a criação de seu perfil nesse formato pode exigir mais tempo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível