Indicadores de desenvolvimento econômico

Escrito por shane hall | Traduzido por laila teixeira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Indicadores de desenvolvimento econômico
O desenvolvimento econômico relaciona-se com a transição de um modelo econômico baseado na agricultura para outro, baseado na indústria. (agricultor image by Juan Pablo Fuentes S from Fotolia.com)

O desenvolvimento econômico é o processo através do qual uma comunidade, nação ou região do mundo aumenta seu padrão de vida. Geralmente relaciona-se com a transição do modelo econômico baseado na agricultura para um sistema industrial, mais moderno. Economistas, demógrafos, sociólogos e parlamentares baseiam-se em diversos índices econômicos e sociais para aferir o ritmo do crescimento econômico.

Outras pessoas estão lendo

Produto Interno Bruto

O Produto Interno Bruto per capita, ou PIB per capita, é obtido através da divisão do valor total de bens e serviços finais produzidos em um país ou região pela população total. O Development Economics Web Guide comenta que o PIB per capita frequentemente ilustra as diferenças entre modernas potências industriais e nações em desenvolvimento. O site também alerta para a existência de fatores que podem influir na confiabilidade do indicador. Dentre eles encontram-se questões relacionadas à contabilização da produção pois parte dela, como a agricultura de subsistência, pode não ser registrada, diminuindo o PIB. Além disso, os governos usam diferentes métodos de pesquisa ao coletar dados e podem tender a supervalorizar a produção nacional.

Expectativa de vida

Habitantes de nações modernas e desenvolvidas têm maior expectativa de vida, contada em anos, do que os que vivem em países pobres e subdesenvolvidos. Como exemplo, o Development Economics Web Guide comparou a expectativa de vida no Reino Unido, Gana e Zâmbia. Para residentes no Reino Unido, a expectativa de vida beirava os 78 anos, muito além dos 56.6 previstos para os habitantes de Gana e dos 41 para os da Zâmbia. Alguns fatores que influenciam na expectativa de vida são a pobreza, o fornecimento adequado de alimentos e as doenças. Um aumento da expectativa de vida aponta para melhoras nas condições sócio-econômicas.

Agricultura

A economia de muitos países subdesenvolvidos depende muito da agricultura, enquanto os países desenvolvidos apresentam altos índices de emprego na indústria. A BBC relatou que um baixo índice de empregos na agricultura indica maior desenvolvimento econômico e afirmou que enquanto apenas 2% da força de trabalho britânica está empregada na agricultura, 72% dos vietnamitas trabalham nessa área. Um declínio no número de empregos na agricultura ao longo do tempo pode indicar que uma região ou país está passando por um processo de desenvolvimento.

Carros e telefones

Veículos automotores e telefones são meios de transporte e comunicação necessários em economias desenvolvidas. A BBC informou que o número de carros e telefones para cada 1.000 pessoas é um indicador importante do nível de desenvolvimento de um país. Um aumento no número de pessoas que possuem tais bens sugere prosperidade e crescimento econômico.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível