×
Loading ...

Como indicar que uma palavra está maiúscula em braille?

Atualizado em 21 novembro, 2016

Cego aos de três anos de idade, Louis Braille desenvolveu o alfabeto Braille, que permite que os cegos ou deficientes visuais leiam, ao tocar com os dedos uma série de pontos em relevo que retratam letras. Braille desenvolveu este novo alfabeto aos 15 em 1814, quando estudava na Instituição Real para Jovens Cegos, em Paris. Braille morreu em 1852 com 43 anos e a França adotou esse alfabeto logo depois. No início de 1900, o braille encontrou aceitação universal.

As letras em braille não têm a mesma forma do alfabeto padrão (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Como o braille funciona

Além das letras, o alfabeto braille inclui combinações de pontos para pontuação, letras maiúsculas e números. Ele, o alfabeto, é representado por uma célula que contém seis pontos em relevo, numerados de um a seis começando com o ponto no canto superior esquerdo com o número decrescente das colunas. A célula divide-se em três fileiras de duas colunas. As letras são indicadas por pontos, que podem ser altos ou planos. Qualquer letra pode ser maiúscula, colocando um indicador na frente da letra.

Loading...

Letra maiúscula

A letra maiúscula é indicada por uma célula com apenas o sexto ponto, ou o último ponto da célula no canto inferior direito da célula, que ficará alto enquanto o resto permanece plano. Essa célula aparecerá na frente de uma célula de letras para indicar que ela está maiúscula. Para deixar uma palavra inteira maiúscula, duas células com apenas o sexto ponto levantado em cada célula é colocado na frente da primeira letra da palavra.

Sobre o alfabeto braille

Para aprender o alfabeto braille, deve-se primeiro aprender as letras de A a J, uma vez que todas as outras letras são construídas baseadas nessas primeiras 10 letras e só se utilizam pontos nas duas primeiras linhas. Para as letras a partir de K, um ponto levantado é adicionado às combinações de pontos que formam as letras de A a J. De U a Z, outro ponto levantado é adicionado as letras com K. Descrever quaisquer dessas letras como caixa alta é fácil como colocar a célula para maiúsculas antes da letra.

Pontuação

Uma palavra em caixa alta, geralmente, ocorre seguinte à pontuação, como um período. Um período é representado com os pontos dois, cinco e seis altos. Após o período, a célula que indica a caixa alta apareceria para deixar o leitor saber que uma nova frase está começando e a palavra após o período seria em maiúscula. O braille permite aos deficientes visuais ler placas ou livros usando apenas as mãos de forma rápida e fácil como alguém com visão perfeita (20/20) faria.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...