Uma infecção pode levar a um resultado de Papanicolau anormal?

Escrito por sava tang alcantara | Traduzido por sylvia vitti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Uma infecção pode levar a um resultado de Papanicolau anormal?
Uma infecção pode levar a um resultado de Papanicolau anormal? (Pixland/Pixland/Getty Images)

Outras pessoas estão lendo

O que um resultado anormal de exame de Papanicolau significa?

As mulheres geralmente se submetem a um exame de Papanicolau para saberem se possuem algo anormal que pode indicar a presença de câncer de colo de útero, o que pode lavar à infertilidade. De acordo com o site gynob.com, qualquer tipo de infecção no trato urinário poderá causar um resultado anormal no teste de Papanicolau. As mulheres geralmente são avaliadas quanto aos fatores de risco de câncer de colo de útero, HPV (vírus do papiloma humano) ou outras doenças sexualmente transmissíveis. Dependendo dos fatores de risco, o médico poderá recomendar uma colposcopia.

Uma infecção pode levar a um resultado de Papanicolau anormal?
As mulheres geralmente se submetem a um exame de Papanicolau para saberem se algo pode indicar a presença de câncer de colo de útero (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Saiba se você corre um risco alto

Determine se você apresenta fatores de risco que possam indicar a necessidade de uma colposcopia. Se praticou sexo sem proteção com vários parceiros ou teve um parceiro sexual sobre cuja saúde você não tinha muita informação (histórico das DSTs), é possível que esteja entre as mulheres que correm alto risco. Discuta esses fatores com seu médico. Ele irá aconselhá-la a fazer o teste novamente dentro de alguns meses ou, se a intervenção médica se fizer necessária imediatamente, ele pedirá uma colposcopia. Ela consiste em um microscópio acoplado a um equipamento de haste longa que é inserido no útero para a observação de tecidos anormais. Podem ocorrer cólicas e manchas. Alguns médicos não recomendarão esse teste a menos que as pacientes apresentem o HPV. Eles provavelmente admitirão que é possível obter um resulto "negativo falso" no exame de Papanicolau. Em alguns casos, mesmo após a obtenção de um resultado positivo para o HPV, a paciente pode ter que refazer o teste dentro de seis meses. Se ela tomar medidas para fortalecer seu sistema imunológico e reduzir o estresse, ela pode apresentar resultado negativo em um exame Papanicolau de acompanhamento.

Uma infecção pode levar a um resultado de Papanicolau anormal?
Alguns médicos não recomendarão a colposcopia (Comstock/Comstock/Getty Images)

Importância de exames regulares de Papanicolau

Tome uma atitude para se proteger contra resultados anormais nos testes de Papanicolau adotando uma prática preventiva. Conheça os detalhes do histórico sexual de seus parceiros sexuais, inclusive se eles fizeram testes para a detecção de HIV e outras DSTs, incluindo o HPV (que geralmente não apresenta sintomas físicos). Use métodos anticoncepcionais de barreira, como os preservativos masculinos ou femininos. Considere a possibilidade de adotar comportamentos sexuais além de ou ao invés de ter o intercurso sexual com pessoas que não forneçam muita informação sobre seu histórico sexual. Agindo dessa forma, você reduzirá o contato com pessoas que possam apresentar o HIV, DSTs ou outros problemas de saúde. Faça um exame de Papanicolau pelo menos a cada três anos ou mais frequentemente, conforme recomendado por seu médico, se tiver apresentado um resultado anormal.

Uma infecção pode levar a um resultado de Papanicolau anormal?
Faça um exame de Papanicolau pelo menos a cada três anos ou mais frequentemente (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível