×
Loading ...

Infecção de ouvido em Lhasa Apso

Atualizado em 17 abril, 2017

Muitos donos de Lhasa Apsos pensam que seu cães são animais de estimação perfeitos. Entretanto, isso certamente não é o caso quando se trata da saúde deles. De acordo com o site "Pet Well-Being", os Lhasa tem a tendência de desenvolver infecções de ouvido. Se você suspeita que ele tem infecção, leve-o ao veterinário para exame e tratamento assim que possível.

As orelhas longas de certas raças as predispõe a ter infecção de ouvido (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Infecções de ouvido

As infecções de ouvido tem uma variedade de causas, incluindo alergias, traumas, bactérias e anormalidades hormonais. Um ambiente úmido na orelha também pode causar infecção. De acordo com o "Dr. Holly Nash of Doctors Foster and Smith", bactérias e fungos -- componentes causadores de infecção -- crescem nos canais auditivos que são mais úmidos e escuros. Esse ambiente é frequentemente o resultado de falta de circulação de ar através do canal.

Loading...

Causas

Os cães da raça Lhasa Apso são propensos a desenvolver infecções no ouvido pelo excesso de pelo e da abertura dos seus canais auditivos. Os pelos bloqueiam a passagem de ar para o canal, criando um ambiente úmido. Além disso, os Lhasa têm orelhas longas e moles, que evitam a entrada de ar. A combinação de umidade e escuridão nas orelhas tornam o cão suscetível ao desenvolvimento de infecções de ouvido.

Sintomas

Os Lhasa com infecções na orelha irão coçá-las e esfregá-las frequentemente contra o chão. O cão pode inclinar a cabeça para o lado ou chacoalhá-la excessivamente. Mais do que isso, a orelha deve apresentar secreção e odor e possivelmente ficar inchada. O Lhasa pode até mesmo morder ou rosnar para os donos quando eles acariciam suas orelhas por estarem com muita dor.

Diagnóstico

Um veterinário pode diagnosticar uma infecção de ouvido examinando as orelhas. Com um otoscópio, ele pode ver profundamente o canal e procurar por tumores, corpos estranhos ou parasitas. Ele pode obter uma amostra de secreção e determinar qual substância está causando a infecção; normalmente ela é causada por fungos ou bactérias.

Tratamento e prevenção

A infecção de ouvido do Lhasa irá se curar provavelmente com medicação e soluções de limpeza, que irão eliminar as bactérias ou fungos. Entretanto, o pelo deve ser removido para um tratamento completo e prevenção de infecções adicionais. Se o pelo for deixado, o canal continuará úmido e provavelmente será infectado novamente. O veterinário, os profissionais de "pet shop" ou você mesmo pode retirar os pelos com seus dedos ou pinças. Manter essa área livre de pelos irá permitir que o ar circule nos canais evitando futuras infecções.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...