Infecção por staphylococcus saprophyticus

Escrito por contributing writer | Traduzido por raissa oliveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Infecção por staphylococcus saprophyticus
O staphylococcus saprophyticus é uma bactéria que pode causar infecções (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

O staphylococcus saprophyticus é uma estirpe da bactéria Staphylococcus. Aproximadamente 25% dos indivíduos apresentam essa bactéria em sua região anal, genitais, nariz e boca. Pessoas que andam descalças são propensas a contraí-las do chão. O staphylococcus pode causar uma infecção quando entra em um corte em qualquer área do corpo. Estas infecções podem variar de furúnculos a infecções que destroem os tecidos. A infecção por estafilococos mais comum é por Staphylococcus saprophyticus, e é mais comum em mulheres. Este estafilococo é uma das duas bactérias que podem invadir o trato urinário. Aproximadamente 20% das mulheres que sofrem de uma infecção do trato urinário (ITU), terão outra infecção.

Outras pessoas estão lendo

ITU

Embora o staphylococcus saprophyticus seja encontrado na região genital, ele não deve estar no trato urinário. No entanto, a bactéria pode viajar através da uretra e entrar na bexiga, causando cistite. A cistite é a forma mais comum de infecção do trato urinário. Se o Staphylococcus saprophyticus atingir os rins de uma mulher, ela pode desenvolver a pielonefrite.

Sintomas

Na cistite, há dor na região lombar, na pelve e em regiões ao redor. Além disso, as mulheres podem sentir uma sensação de queimação ao urinar e ter de urinar com frequência. A urina pode se tornar sanguinolenta, com odor fétido ou opaca. Uma vez que a infecção chega ao rim ou à bexiga, os sintomas podem incluir febre, dor no meio das costas e arrepios.

Diagnóstico

Um médico vai exigir uma amostra de urina para teste de bactérias. Esta amostra é recolhida depois que a área genital é limpa, e assim que se começa a urinar. Em seguida, você deve recolher uma amostra do meio do fluxo de urina em um recipiente estéril. Esse método de coleta impedirá que as bactérias contaminem a amostra e distorçam os resultados. A amostra para teste é então enviada para o laboratório e será analisada para a presença de hemácias, bactérias e leucócitos.

Tratamento

A infecção por staphylococcus saprophyticus é tratada com antibióticos. A direção do tratamento e as drogas utilizadas dependerão do seu teste de urina e histórico médico. Um medicamento comumente usado para tratar infecções do tipo é a ciprofloxacina. Se o tratamento não for complicado devido à outras infecções, a ITU pode ser eliminada em 1 a 2 dias. No entanto, os médicos podem prescrever um tratamento de até duas semanas, para certificar-se de que as bactérias foram totalmente eliminadas.

Prevenção

Para evitar uma infecção do trato urinário por staphylococcus saprophyticus, as mulheres devem limpar de frente para trás depois de urinar ou evacuar. Além disso, devem lavar seus órgãos genitais diariamente, e antes e depois da relação sexual, com água e sabão. Devem tomar banhos de chuveiro em vez de usar a banheira. E, mais importante, devem evitar reter a urina, urinando sempre que sentirem vontade. Isso impede que as bactérias irem da uretra até a bexiga.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível