Saúde

A infecção do trato urinário por staphylococcus saprophyticus

Escrito por michaele curtis | Traduzido por mirella veloso
A infecção do trato urinário por staphylococcus saprophyticus

Colônia de bactérias no prato de petri

Bacteria Colonies image by ggw from Fotolia.com

As infecções do trato urinário são inflamações do sistema urinário, que inclui rins, bexiga e uretra. Elas são causadas por bactérias que estão normalmente presentes na pele, no trato intestinal ou nas fezes. A causa mais comum de infecções do trato urinário é a E. coli, mas elas também podem ser causadas por Staphylococcus saprophyticus.

Outras pessoas estão lendo

Tipos de infecções do trato urinário

As infecções do trato urinário ocorrem quando qualquer parte do trato urinário está inflamada. O tipo mais comum dessa infecção é a uretrite, ou a inflamação da uretra, o tubo através do qual se expulsa a urina da bexiga. A uretrite pode piorar e desenvolver uma cistite, ou infecção da bexiga. Se a cistite não for tratada, ela pode evoluir para uma pielonefrite, o que é a uma infecção nos rins e ureteres. Dos três tipos de infecções do trato urinário, a pielonefrite é a mais séria e a que apresenta o maior número de complicações.

Staphylococcus saprophyticus

Independentemente de qual tipo de infecção do trato urinário se tenha, ela geralmente começa quando a bactéria é introduzida na uretra. Staphylococcus saprophyticus é uma espécie de bactéria estafilococo, que normalmente é encontrada na pele. Ela pode se espalhar pela uretra através de relações sexuais ou pelo toque normal. Na maior parte do tempo, o sistema imunológico combate bactérias estrangeiras, mas, quando ele falha, elas podem começar a se reproduzir e a se espalhar, causando a infecção.

Sintomas

A infecção do trato urinário por Staphylococcus saprophyticus pode ter vários sintomas. Ela normalmente faz com que se queira urinar com maior frequência. Até mesmo quando se tem muita vontade de urinar, se nota que pouca ou nenhuma urina é expelida. A urina que acaba saindo pode ser malcheirosa, escura ou conter sangue. Em alguns casos, sente-se queimação, ardor ao urinar. Cãibras e queimação na pélvis ou parte baixa das costas são sintomas também comuns.

Diagnóstico

A maioria dos diagnósticos de infecções do trato urinário por Staphylococcus saprophyticus começam com um exame de urina. O seu médico irá analisar a sua urina para saber se há bactérias. A urina é normalmente estéril, então a presença de bactérias é uma indicação de que algo está errado. Para identificar qual bactéria específica está causando a sua infecção, a bactéria da sua urina será cultivada em um laboratório. Em alguns casos, ela é até mesmo testada para medir a reação a algumas medicações.

Tratamento

Normalmente, a infecção do trato urinário causada por Staphylococcus saprophyticus é tratada com prescrição de antibióticos. Antibióticos como nitrofurantoína, fluxloxacilina e trimetroprima são eficazes. Entretanto, essa bactéria é resistente ao antibiótico norfloxacino, então ele não ajudará nesses tipos de infecções. Sempre comunique seu médico sobre quaisquer alergias que você tem, ou quaisquer outras medicações que estiver tomando. Isso pode mudar a decisão sobre qual medicação prescrever. Você começará a sentir alívio dos sintomas após um curto período tomando antibióticos. Ainda assim, deve-se tomar a medicação até que ela esteja completamente terminada, para evitar o desenvolvimento de reincidência das infecções do trato urinário ou de correntes de bactérias resistentes aos antibióticos.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media