Saúde

Infecções do trato urinário por Proteus mirabilis

Escrito por michaele curtis | Traduzido por andressa ferrari arevalo
Infecções do trato urinário por Proteus mirabilis

Radiografia de uma bexiga repleta

xrays image by JASON WINTER from Fotolia.com

Uma inflamação das estruturas que compõem o trato urinário é chamada de infecção do trato urinário. Essa doença também pode ser conhecida como ITUs ou infecções da bexiga. É uma condição comum, principalmente entre os idosos, crianças e mulheres grávidas. A infecção do trato urinário pode ser causada por vários tipos de bactérias comuns, incluindo a Proteus mirabilis.

Outras pessoas estão lendo

Infecções do trato urinário

A uretra é o tubo que liga a bexiga e transporta a urina para fora do corpo. Algumas vezes, as bactérias são empurradas ou espalhadas no interior da uretra. Na maioria dos casos, o sistema imunológico vai lidar com essas bactérias antes que elas tenham a chance de provocar qualquer dano. Quando isso não acontece, as bactérias se reproduzem e se proliferam. Elas também começam a se anexar ao revestimento urinário, irritando e inflamando a uretra, a bexiga e os rins.

Proteus mirabilis

Proteus mirabilis é um tipo de bactéria que pode ser encontrada em água, solo e no seu trato intestinal. Como parte das bactérias normais que são encontradas nos intestinos, Proteus mirabilis ajuda no processo de digestão. No entanto, quando se propaga para o sistema urinário, pode causar uma infecção. Isto pode acontecer quando as bactérias estão presentes nas fezes excretadas pelo seu intestino, e as bactérias são transmitidas para a uretra. Isso pode acontecer se você limpar de trás para frente após uma evacuação (em mulheres) ou se você não mudar a sua roupa íntima com frequência. Também pode acontecer por meio de contato sexual normal.

Sintomas

O primeiro sinal de que você tem uma infecção do trato urinário por Proteus mirabilis, muitas vezes, está na sua urina. Você notará que ela sairá mais escura ou com odor mais forte do que antes. Em alguns casos, pode haver presença de sangue na urina. Outro sinal de uma infecção do trato urinário é o aumento de vontade de urinar, mesmo que pouca ou nenhuma urina saia. Você também não deve se surpreender se você sentir uma sensação de queimação quando você urinar. É comum na maioria dos tipos de infecções do trato urinário.

Tratamento

O tratamento da infecção urinária por Proteus mirabilis vai depender de quão séria se tornar. Infecções do trato urinário inferior, aquelas que afetam a bexiga e uretra, são mais fáceis de tratar do que as infecções do trato urinário superior. Na maioria dos casos, o seu médico irá prescrever um antibiótico como trimetoprim ou sulfametoxazol por até duas semanas. Porém, se o Proteus mirabilis se espalhou em seus rins, você terá desenvolvido uma infecção do trato urinário superior. Essas infecções são muito mais graves e normalmente são tratadas com antibióticos intravenosos e uma internação hospitalar.

Prevenção

A prevenção de uma infecção urinária por Proteus mirabilis começa com a manutenção de uma boa higiene. Limpe da frente para trás após uma evacuação para evitar que as bactérias nas fezes ou em torno de seu ânus sejam espalhadas na uretra. Mantenha seus órgãos genitais limpos e secos. Lave-os pelo menos uma vez por dia e depois do sexo com sabão neutro e água morna. Você também pode promover um sistema urinário saudável, utilizando suplementos de oxicoco ou de vitamina C.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media