Saúde

Inflamação de folículos capilares e caroços na cabeça

Escrito por alexander kennard | Traduzido por aline cortez
Inflamação de folículos capilares e caroços na cabeça

Às vezes, podem aparecer caroços na pele sob o cabelo

hair image by Dubravko Grakalic from Fotolia.com

Caroços na parte posterior da cabeça são relativamente comuns e, em geral, se formam por conta de um folículo capilar que entupiu e inflamou. A inflamação do folículo capilar pode frequentemente ser dolorosa, mas desaparece com o tempo. Há várias razões que levam a essa condição, que normalmente não exige tratamento.

Outras pessoas estão lendo

Folículos

Os folículos capilares são as células de onde crescem os cabelos, encontradas sob a pele. A haste do cabelo cresce a partir do folículo, passando através da pele e saindo dela. O folículo é anexado a uma glândula que produz óleo. Ela o atravessa, sobe pela haste e se espalha pela pele como suor.

Folículos inflamados

Os folículos capilares podem inflamar por algumas razões; quando eles ficam no couro cabeludo, podem provocar a formação de caroços. Os folículos podem inflamar em função de entupimentos, cabelos encravados e furúnculos. Os caroços causados por esses fatores devem desaparecer em poucos dias. Se os sintomas persistirem por mais de uma semana, é melhor consultar um médico.

Cabelos encravados

Cabelos encravados aparecem quando a ponta da haste capilar se curva antes de ter chegado à superfície da pele, crescendo dentro dela. Isso provoca irritação e, em alguns casos, infecção. As pontas da maioria dos cabelos encravados são empurradas para fora pelo crescimento contínuo da haste, mas em casos raros o cabelo continua crescendo dentro da pele e espalha a irritação. Nessas circunstâncias pode ser necessário fazer cirurgia.

Folículos entupidos

Eventualmente, o óleo que a glândula sebácea envia através do folículo capilar se acumula, entupindo o poro por onde passa a haste. Isso faz com que o poro e, às vezes, o folículo inche e forme um caroço no couro cabeludo. Quando isso acontece em outras partes da pele, os efeitos são geralmente chamados de acne. O caroço pode se encher de pus e ficar um pouco dolorido, mas desaparecerá com o tempo.

Furúnculo

Os furúnculos aparecem quando um folículo é danificado e infectado com muitas das bactérias que vivem na pele. Quando isso acontece, o folículo e a pele ao redor começam a inchar, e logo um caroço aparece na superfície da pele. Ele se enche de pus e células mortas, e pode ser bastante dolorido. O furúnculo deve secar por conta própria, mas pode ser drenado antes.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media