Informações básicas sobre o futebol

Escrito por glen boyd | Traduzido por josé fabián
Informações básicas sobre o futebol
O futebol é um dos jogos por equipes mais populares do mundo (Aksonov/iStock/Getty Images)

O futebol, chamado “soccer” nos Estados Unidos, é praticado por mais de 265 milhões de pessoas pelo mundo, segundo a Fifa (Federação Internacional de Futebol), órgão que regula o esporte. A Copa do Mundo é o principal evento e se realiza a cada quatro anos.

História

O futebol como o conhecemos hoje foi criado em 1863 junto com a English Football Association (Associação Inglesa de Futebol), mas existe evidência de jogos parecidos de mais de 2 mil anos de antiguidade na China, e diz-se que até gregos e romanos antigos praticavam atividades similares. A EFA foi a primeira a estabelecer as regras do jogo. Em 1882, todas as organizações relacionadas com o futebol na Inglaterra colaboraram para criar um conjunto de regras único. A International Football Association Board (IFAB, Associação de Futebol Internacional) nasceu para visar o cumprimento de tais normas. A Fifa foi criada em 1904 em Paris e virou membro da IFAB em 1913. Nesse momento, a federação tinha apenas sete membros (Bélgica, Dinamarca, França, Holanda, Espanha, Suécia e Suíça). Hoje em dia, tem 208.

Regras do jogo

As regras do jogo foram modificadas pela Fifa e publicadas em 1º de julho de 2009, mas as básicas se mantiveram quase iguais por mais de 100 anos. Os jogos têm dois tempos de 45 minutos cada um, a menos que os times decidam outra coisa. O jogo começa com um chute, com todos os jogadores de um time em cada lado do centro e a bola imóvel em um ponto central. Um jogador de cada time fica a 9,14 m da bola e, quando o árbitro apita, os dois correm para tentar tomar o controle. Um gol é marcado quando a bola passa as traves e a linha que as une. Só o goleiro pode utilizar as mãos para tentar parar ou mover a bola. Os chutes livres, pênaltis, escanteios e arremessos acontecem quando a bola sai do campo ou um membro de um time quebra uma regra.

Campo

Os campos de futebol são retangulares e usam linhas brancas para delimitá-lo. Os lados mais compridos do campo, chamados “linhas laterais”, medem entre 91,44 e 118,87 metros. Os lados mais curtos, chamados “linhas de fundo”, medem entre 45,72 e 91,44 m e contêm as traves. O campo também tem uma linha divisória no meio, com um círculo de 9,14 m de rádio no centro exato. Em cada esquina, o campo tem um quarto de círculo de 91,44 cm de rádio. Cada trave está rodeada por um um retângulo que está em contato com as linhas limitantes do campo e se estende por 16,46 m a ambos lados e a frente. Essa é a área do pênalti. A sua marca fica diretamente em frente à trave e a 10,97 m da linha de fundo.

Rede

A meta consiste em duas traves laterais de 2,44 m de alto e uma superior de 7,32 m de comprimento. Elas devem ser de cor branca e não medir mais de 20,32 cm de diâmetro. A maioria das traves têm uma rede para capturar a bola durante um gol.

Bola

As bolas oficiais do futebol são esféricas e feitas de couro ou material similar. Elas medem entre 68,58 e 71,12 cm de circunferência, e pesam entre entre 400 e 450 g no início do jogo. As bolas devem ser infladas a uma pressão entre 0,6 e 1,1 atmosferas.

Jogadores

O jogo é jogado com 7 ou 11 pessoas, incluindo o goleiro, e uma quantidade de reservas (combinada entre ambos times) esperando nas linhas laterais para substituírem os que estiverem dentro do campo. Os times devem vestir cores diferentes para se diferenciarem.

Árbitro

O oficial do jogo é chamado “árbitro” e controla o seguimento das regras estabelecidas. Ele também pode exibir cartões amarelos e vermelhos aos jogadores que não respeitam as regras ou que exibem condutas pouco esportivas, situação que pode levar à expulsão do jogador.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível