Informações de carreira sobre a psicologia clínica infantil

Escrito por elizabeth wolfenden | Traduzido por luciana aché
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Informações de carreira sobre a psicologia clínica infantil
Os psicólogos clínicos infantis trabalham com crianças emocionalmente ou mentalmente abaladas (Comstock Images/Stockbyte/Getty Images)

Você está interessado em ter mais informações sobre a carreira em psicologia clínica infantil? Esse artigo lhe dará todos os detalhes sobre a natureza da profissão e os diferentes ambientes de trabalho de psicólogos clínicos infantis. Também serão discutidas aqui as qualificações educacionais e outros requisitos, bem como informações práticas como salário e mercado de trabalho para esse ramo. Continue lendo para descobrir tudo que você queria saber sobre a carreira de um psicólogo clínico infantil.

Natureza do trabalho

Os psicólogos clínicos infantis trabalham com crianças emocionalmente ou mentalmente abaladas em diversos setores, mas geralmente exercem sua atividade em centros de aconselhamento, consultórios particulares, hospitais, escolas ou clínicas. Além de atenderem cada criança individualmente, eles também podem realizar terapias de grupo e familiares. Administrar testes de diagnóstico e avaliação, bem como criar planos de modificação de comportamento para ajudar as crianças a terem sucesso e alcançarem seus objetivos também são atribuições típicas. Além disso, psicólogos clínicos infantis podem se unir a médicos e outros especialistas para criarem programas de tratamento especializados.

Ambiente de trabalho

O ambiente de trabalho desse profissional varia muito, dependendo do tipo de emprego. Hospitais, escolas, consultórios particulares, clínicas e centros de aconselhamento são apenas alguns dos locais em que eles podem ser encontrados, e cada um deles tem um ambiente de trabalho e um horário diferentes. Por exemplo, os psicólogos que trabalham em hospitais podem ter que fazer plantões à noite e nos fins de semana, enquanto um que trabalha numa escola trabalhará apenas durante o dia. Aqueles que possuem um consultório particular podem, basicamente, montar seu próprio horário, enquanto os que trabalham para uma clínica algumas vezes podem optar por trabalhar apenas meio expediente.

Qualificações

Embora o nível de escolaridade e treinamento possa variar dependendo da localidade, a maior parte daqueles que desejam trabalhar como psicólogos clínicos infantis precisa ter uma pós-graduação. Um doutorado, por exemplo, normalmente requer cinco a sete anos de estudo, além de uma tese ao final. Além desses requisitos educacionais típicos, os psicólogos também precisam de uma licença para trabalhar, o que também varia de acordo com o país, mas, via de regra, é necessário ter concluído uma graduação em psicologia e estagiado na área. Em alguns locais, pode ser necessário também comprovar experiência profissional e passar por uma prova. No Brasil, o profissional deve ser registrado no Conselho Regional de Psicologia para exercer a profissão.

Salário

O salário de um psicólogo clínico infantil também varia dependendo do local e ramo de trabalho. De acordo com o Guia do Estudante, por uma consulta com avaliação psicológica e atendimento psicoterapêutico pode ser cobrado um valor aproximado de R$ 130.

Mercado de trabalho

O crescimento do mercado esperado na área da psicologia clínica infantil é maior do que a média. Com o aumento da consciência da existência de problemas de saúde mental nas crianças e o aumento geral da demanda por serviços psicológicos, esses profissionais serão mais necessários do que nunca. As perspectivas de trabalho são melhores para aqueles que têm um doutorado, enquanto os que possuem apenas a graduação podem encontrar muita competição por uma vaga.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível