Informações sobre o ciclo menstrual de uma Chihuahua

Escrito por d.m. gutierrez | Traduzido por vivian rocha
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Informações sobre o ciclo menstrual de uma Chihuahua
. (Copyright 2009 NMWebmaster.com)

Se você tem ou conhece alguém que tenha uma Chihuahua, então está bem ciente do quão mal-humorados, engraçados e ferozes esses pequenos terrores podem ser. Uma raça antiga, possuem muitas características de terrier que os tornam alertas, bem como cães domésticos fiéis e amorosos. Se tiver uma fêmea, você pode estar curioso sobre a reprodução e se perguntando quando é aceitável apresentá-la a um macho.

Outras pessoas estão lendo

História

O Chihuahua é o nome de um estado no México, onde ele se tornou amplamente reconhecido como uma raça curiosa por volta de 1850, mas sua linhagem é muito mais antiga. Esculturas de cães chihuahua, chamadas Techichi, foram encontrados em estruturas toltecas. Quando os toltecas foram conquistados pelos astecas, os Techichi tornaram-se uma parte importante da prática religiosa, e esqueletos deles foram encontrados em túmulos ao lado de restos humanos, talvez fazendo as vezes de guias espirituais. Mais tarde, o Techichi pode ter sido cruzado com cães pelados da Ásia para se tornar o Chihuahua moderno. Reconhecido pelo American Kennel Club em 1904, a popularidade dele aumentou rapidamente nos Estados Unidos, especialmente no Sudoeste.

Aparência

Embora o American Kennel Club estabeleça o limite de cerca de três quilos para um Chihuahua, estes animais podem ir de 700 g a 4 kg. Eles podem ter pelo curto ou longo, e quase qualquer cor e padrão. Suas cabeças são muito redondas, semelhante a uma maçã, e seus corpos longos e finos, com pernas longas e pés pequenos, parecido com o corpo de um cervo. Seus narizes são pequenos e pontiagudos, e seus olhos grandes e luminosos. Talvez sua característica mais marcante sejam suas enormes orelhas de morcego que se inclinam, animam e dilatam para mostrar seu estado emocional ou nível de alerta.

O ciclo estral

Embora possa parecer que sua Chihuahua tenha um ciclo menstrual (inchaço vaginal e sangramento por cerca de nove dias), os cães não menstruam da mesma forma que seres humanos e outros primatas. Em vez disso, têm um ciclo de cio, que ocorre (em cães pequenos, como chihuahuas) a cada quatro ou seis meses. Cães também não experimentam a menopausa, e passam por esse ciclo estral durante toda a vida, a menos que sejam esterilizados. O ciclo estral de uma chihuahua é composto por quatro fases: proestro, estro, diestro e anestro.

Proestral e estral

Pouco antes da sua Chihuahua entrar na fase proestral, ela pode começar a descamar e se lamber. Ela está se preparando para entrar nessa fase quando a vulva incha e sangramentos tornam-se evidentes. Durante esta fase (que dura de quatro a 20 dias), ela vai ser muito atraente para os machos, mas não os deixará chegarem perto. No fim desta fase e início da próxima, que será o cio, ela vai deixar os machos se aproximarem ou até mesmo montá-la, mas não permitirá a penetração. Quando a fase estral (o cio) começa, ela vai permitir o contato pleno com o cão macho. Esta fase dura em média nove dias.

Diestral e anestral

A terceira fase do ciclo estral de uma Chihuahua é a diestro (também chamada de metaestro). Nesta fase, ela irá parar de aceitar o sexo e, esteja prenhe ou não, irá exibir comportamentos típicos da gravidez, como tentar cuidar de outros animais ou brinquedos. Esta fase dura de 80 a 90 dias. Se ela não estiver gestante, a fase final, que dura cerca de três meses, é chamada de anestro. Durante esse tempo, o corpo dela estará descansando e reenergizando-se para que ela possa começar o ciclo do estro mais uma vez.

Notas

Se você tiver uma fêmea e um macho em casa sempre, a natureza irá seguir seu próprio curso, mas se você estiver pegando um macho emprestado ou fazendo inseminação artificial, consulte seu veterinário sobre a realização de testes regulares de esfregaço vaginal em casa para verificar a fertilidade.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível