Informações sobre os ciclos do cio de um maltês

Escrito por angela brady | Traduzido por even star
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Informações sobre os ciclos do cio de um maltês
Manter a cadela maltês confinada durante o período fértil é a melhor maneira de prevenir uma gravidez não desejada (Funny doggie image by Alina Chiannie from Fotolia.com)

Um maltês é conhecido pela beleza do pelo branco, sendo popular entre os criadores de cachorros. Devido ao tamanho pequeno, a gravidez e o parto podem ser perigosos, então a reprodução deve ser feita por criadores experientes. Um cachorro macho pode sentir o cheiro do cio de uma cadela a uma distância de até cinco quilômetros. Então, prever o ciclo de uma cadela maltês e mantê-la confinada durante p período fértil é a melhor maneira de prevenir uma gravidez não desejada.

Outras pessoas estão lendo

O que é o cio?

O termo "cio" é simplesmente o nome aplicado para o ciclo menstrual de uma cadela. Um filhote de maltês pode começar o cio com apenas seis meses de idade, mas a maioria começa com cerca de um ano. Se o cio não acontecer com 16 meses, pode haver algum problema e um veterinário deve ser consultado. Uma maltês vai entrar no cio duas vezes por ano, durante duas semanas do mês em cada cio. Castrar a cadela acaba com os ciclos menstruais e também protege a cadela contra cânceres reprodutivos.

Proestro

O proestro é o estágio inicial do cio, quando a vulva incha e a liberação de sangue pode ser visível. Pode ser difícil distinguir o sangue em alguns cachorros pequenos, mas a pelagem branca do maltês vai exibir a coloração abaixo do rabo. A fêmea também vai prestar mais atenção na extremidade traseira do corpo. Ela pode estar com o abdômen mais suave nesse estágio, então tome cuidado com a maneira que você a levanta. Embora ela vá estar secretando feromônios, não permitirá que machos montem nela. O proestro dura cerca de nove dias.

Estro

Durante o estro, o sangramento pode estar presente, mas a maltês vai estar mais receptiva ao cruzamento. Esse período de nove a 12 dias é quando será possível tentar o cruzamento. Criadores experientes vão se certificar de que o parceiro escolhido monte na fêmea várias vezes durante esse período para aumentar as chances de uma gravidez.

Fase lútea

A fase lútea é quando os óvulos são liberados do ovário para encontrar com os espermatozoides do macho. Essa fase pode se sobrepor ao proestro e pode durar de dois a três meses. Se a maltês engravidar, é nesse estágio que os primeiros sinais vão aparecer, e mesmo que a cadela não esteja grávida, ela pode passar por uma gravidez falsa. Em ambos os casos, as glândulas mamárias vão começar a inchar e ela vai começar a ficar mais protetora com relação ao lugar de nidificação escolhido.

Anestro

Se a maltês não estiver grávida, ela vai pular do estro para o anestro. Nesse estágio, os hormônios e ovários se acalmam para se preparar para o próximo cio. Se você planeja castrar a cadela, esse é o momento perfeito para fazê-lo, pois os tecidos reprodutivos e o fluxo de sangue voltaram ao normal.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível