×
Loading ...

Informações sobre os diferentes tipos de freios para cavalos

Atualizado em 19 julho, 2017

O freio é um meio de comunicação essencial entre o cavalo e o cavaleiro. Ele é usado para fazer o cavalo virar, flexionar o pescoço do animal e controlar a velocidade. O estilo do cavaleiro e o nível de treinamento do cavalo determinam a escolha do freio a ser utilizado, mas apesar de muitas variações, há realmente poucos tipos de freios.

A escolha do tipo de freio é relacionada ao nível de treinamento do cavalo (bit image by Henryk Olszewski from Fotolia.com)

Freios bridão

Os freios do tipo bridão são, geralmente, os primeiros usados no treinamento de um cavalo. Os bridões fornecem uma conexão direta entre as mãos do cavaleiro e a boca do cavalo, atuando sobre as bordas (o espaço entre os molares e os incisivos), línguas e cantos da boca do animal. Eles são os freios mais suaves e úteis em todos os níveis de treinamento e competições de cavalos.

Os freios bridões são geralmente identificados pelos tipos dos anéis. Os Loose Ring têm anéis em cada lado que podem deslizar entre os buracos que os conectam ao bocal, e tanto a rédia como a cabeçada do freio são amarrados a eles. Os freios bridões Eggbutt são parecidos com os Loose Ring, exceto por não poderem se movimentar entre os anéis. Alguns cavaleiros preferem esse tipo porque o freio Loose Ring pode causar algumas lesões na boca do cavalo. Já os D-Ring (que são chamados assim porque os anéis parecem com a letra D) são uma variação do Eggbutt, tendo uma distância ainda maior dos lábios do animal, para diminuir ainda mais os riscos de machucados.

Além da forma dos anéis, podem existir outras diferenças nas variedades dos freios bridões. Nos freios French há três partes do freio na boca do cavalo, o que dá um alívio aos cavalos com palatos baixos ao amolecer a curvatura no centro da boca. Os Hollow Mouth são cheios de espuma ou com buracos no centro, o que os torna bem leves. Freios amplos também são suaves, o que torna os Hollow Mouth ótimas opções para cavalos mais novos. Raramente utilizados, os Twisted são freios torcidos e podem ser dolorosos para o cavalo.

Loading...
Os freios bridão são os mais suaves e amplamente usados tipos de freio (horse image by Henryk Olszewski from Fotolia.com)

Freios Curb

Os freios Curb (ou "freio baixo") colocam pressão na boca, na língua, na nuca (topo da cabeça do cavalo, atrás das orelhas) e no queixo. A cabeçada do freio é amarrada na parte superior da haste, as rédias na inferior e a cinta do freio é colocada embaixo do queixo, unindo-se ao freio dos dois lados. Freios Curb mais suaves costumam ser curvados no meio, pois quanto mais justo o freio, mais desagradável ele é. O comprimentos das hastes também interferem no rigor do freio, as longas causam mais pressão no cavalo em comparação com as menores.

Freios do tipo Curb usam a pressão para controlar o movimento do cavalo (walking horse image by Clarence Alford from Fotolia.com)

Sobre os metais

Os freios bridão e Curb são feitos de uma variedade de metais. Muitos anéis e hastes são feitos de aço inoxidável, que não enferruja e não tem sabor. Freios de alumínio, apesar de leves e baratos, devem ser evitados, pois o metal tem um gosto ruim e pode ressecar a boca dos cavalos. Já os de Sweet Iron, um metal que enferruja, são apreciados pelo cavalo por conta do sabor doce, enquanto os o Freios de Cobre fazem o cavalo salivar, o que mantém a boca macia.

Diversos tipos de metais são utilizados para fazer freios (horse image by Henryk Olszewski from Fotolia.com)
Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...