Informações sobre Enterobacter cloacae

Escrito por china zmuida | Traduzido por luiz carlos de frança júnior
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Informações sobre Enterobacter cloacae
A E. cloacae é responsável por diversas doenças (Bacteria Colonies image by ggw from Fotolia.com)

A Enterobacter cloacae pertence à família das Enterobacteriaceae. Ela é uma das treze espécies desta família e é responsável por causar morbidade e infecções entre os doentes hospitalizados, tais como infecções do trato urinário e de pele. Algumas espécies de enterobactérias tornaram-se resistentes aos medicamentos, o que dificulta o seu combate. No entanto, as infecções por Enterobacter são mais comumente associadas com pessoas que têm o sistema imunológico comprometido.

Outras pessoas estão lendo

Geografia

A E.cloacae pode ser mais frequentemente encontrada em animais, esgotos, fezes humanas e solo e água contaminados. Por vezes, a bactéria também pode ser identificada na urina ou pus de uma pessoa ou animal infectado. Segundo a Sociedade Americana de Microbiologia, as infecções por E. cloacae estão se tornando comuns entre os pacientes que estão internados ou debilitados.

Informações sobre Enterobacter cloacae
As infecções são comuns em hospitais (hospital surgery operating room image by alma_sacra from Fotolia.com)

Prevalência da infecção

Estas bactérias são a causa de infecções nosocomiais, ou infecções que se desenvolvem no interior de um hospital. Aqueles que permanecem por um longo período de tempo na UTI (unidade de terapia intensiva), pacientes com úlceras, vítimas de queimaduras, pessoas com imunossupressão e com várias outras condições médicas podem desenvolver uma infecção por E. cloacae. As espécies de Enterobacter também são capazes de produzir uma endotoxina, que pode ser libertada no corpo, como um resultado de uma infecção. A libertação de endotoxinas devido à E. cloacae pode resultar em septicemia.

Informações sobre Enterobacter cloacae
Infecções por E. cloacae podem resultar de queimaduras (burns specialists desk image by Keith Frith from Fotolia.com)

Propagação

As infecções por Enterobacter se espalham através de métodos de higiene mal controlados. Por exemplo, sem a utilização de técnicas adequadas de lavagem das mãos, as infecções podem facilmente serem transmitidas entre os pacientes dentro de hospitais. A contaminação cruzada de equipamento que é usado em vários pacientes, tais como medidores de pressão arterial, também podem causar um surto de E. cloacae entre os pacientes.

Informações sobre Enterobacter cloacae
A lavagem adequada das mãos é necessária (washing hands image by JASON WINTER from Fotolia.com)

Mortalidade

As infecções causadas por E. cloacae ocorrem com frequência. De acordo com o site eMedicine, a E. cloacae é responsável pela "maior taxa de mortalidade" entre os demais agentes infecciosos da família Enterobacter. A mortalidade refere-se à quantidade de mortes que ocorrem dentro da população de pacientes de um hospital inteiro.

Resistência aos medicamentos

O tratamento da espécie Enterobacter, tais como E. cloacae, tornou-se difícil devido à resistência aos antibióticos. A E. cloacae produz um tipo de enzima chamada betalactamases. Estas enzimas são capazes de desenvolver resistência aos antibióticos, sobretudo quando a bactéria sofre uma mutação genética. A E. cloacae é particularmente resistente à ampicilina, à amoxicilina e às cefalosporinas.

Informações sobre Enterobacter cloacae
A E. cloacae pode ser resistente aos antibióticos (pot and pills image by 陳鵬光 from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível