Mais
×

Informações sobre a Floresta Amazônica para crianças

Atualizado em 17 abril, 2017

As florestas escuras e profundas da Floresta Amazônica continuam a inspirar e fascinar os seres humanos. Ela é um reino misterioso, cheia de sons estranhos, criaturas curiosas, árvores altas e rios poderosos. Infelizmente, os mesmos humanos que deveriam tomar conta dela são aqueles que a destroem.

Construções isoladas estão espalhadas pela Floresta Amazônica (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Localização

A Floresta Amazônica está localizada na América do Sul. O Brazil abrange 60% dela, e o Peru mais 13%. O restante é dividido em partes entre Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Guiana, Suriname e Venezuela.

O Brasil abrange 60% da Floresta Amazônica (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Tamanho

A Floresta Amazônica é a maior floresta do mundo. De acordo com o site Mongabay, ela cobre uma área de aproximadamente 3,179,715 km². É difícil imaginar algo tão grande. Para ter uma ideia melhor, os Estados Unidos todo têm 3,794,083 km², ou seja, pouca coisa maior que a Floresta Amazônica.

Os Estados Unidos possui 3,794,083 km² de extensão, pouca coisa maior que a Floresta Amazônica (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Rio

A Floresta Amazônica é uma floresta tropical e leva esse nome por causa do rio que passa pela mata. O Rio Amazonas é, possivelmente, o maior rio do mundo. Porém, pesquisadores não conseguem definir seu tamanho real. Dependendo da verdadeira fonte do Rio Amazonas, ele pode ter 4,345 km de comprimento ou 3,976 km de comprimento. O Rio Nilo, na África, tem 4,130 km de comprimento, ou seja, eles "competem" pelo título de "O maior rio do mundo".

O Rio Amazonas (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Habitantes

A Amazônia é o lar de mais de 30 milhões de pessoas, diz o site WWF. Isso inclui membros de tribos indígenas. Esses habitantes nativos da mata estavam vivendo na Amazônia bem antes dos Europeus chegarem na América do Sul. Por incrível que pareça, ainda existem tribos que são desconhecidas pelo mundo exterior. Em fevereiro de 2011, a BBC lançou um vídeo mostrando uma tribo recém-descoberta que vive nas profundezas da Floresta Amazônica.

A Amazônia é o lar de mais de 30 milhões de pessoas (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Biologia

A diversidade biológica da Amazônia é impressionante. De acordo com o site Blue Planet Biomes, os cientistas acreditam que o nível superior da árvore, conhecido como dossel, pode conter metade das espécies do mundo. Isso inclui mais de 500 mamíferos, 175 lagartos e 1/3 de todas as aves do mundo. Se você não gosta de bichos rastejantes, a Amazônia pode não ser o lugar para você. Ela é o lar de, aproximadamente, 30 milhões de espécies diferentes de insetos.

Ameaça

Tragicamente, a Floresta Amazônica está sob ameaças das ações humanas. Madeireiros e fazendeiros estão cortando árvores e devastando áreas para benefício próprio. Durante os últimos 50 anos, pelo menos 17% da floresta foi destruída, diz o site WWF. Isso não só põe em perigo muitos animais e plantas, como também o meio ambiente global. A Amazônia é um importante depósito de armazenamento de grande parte da água doce do mundo. As árvores também armazenam carbono, ajudando a regular o clima da Terra. Protegê-la está se tornando uma questão cada vez mais urgente.

Madeireiros e fazendeiros estão cortando árvores e devastando áreas para benefício próprio (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article