Informações sobre manutenção de macaco hidráulico

Escrito por g.k. bayne | Traduzido por vinícius albuquerque
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Macacos hidráulicos, tanto do tipo garrafa quanto do jacaré, têm a mesma construção interna e funcionamento básicos. Fecha-se a válvula de alívio, insere-se a alça de transporte na alavanca da bomba, bombeia-se o macaco e o aríete se eleva ou se prolonga a partir do cilindro.

Outras pessoas estão lendo

O macaco não se eleva ou prolonga

Verifique o nível de fluido do macaco antes de qualquer coisa. Primeiro investigue para certificar-se de que não há sinais visíveis de vazamento de fluido no corpo do cilindro. O tampão do óleo fica localizado no corpo do cilindro, não na parte quadrada do macaco. Você verá dois outros tampões na parte quadrada de metal da ferramenta – não abra esses tampões. Essa área contém a válvula de retenção e a reguladora de fluxo; ela fica sob a pressão de molas pequenas e contém pequenas bolas de metal. Pode-se afrouxar essas partes facilmente, arruinando o macaco.

Remova apenas o tampão que fica na lateral do cilindro. Adicione apenas fluído hidráulico aprovado. Deixe que o fluido saia pela abertura e coloque o tampão novamente. Feche a válvula de alívio e bombeie o macaco. Abra a válvula de alívio. Faça esse procedimento cerca de dez vezes para remover completamente qualquer quantidade de ar do cilindro.

Vazando fluido

Caso encontre o macaco sobre uma pequena poça de fluido, é possível que esteja vazando. Verifique o tampão de óleo, para certificar-se de que ele está apertado. Verifique outros tampões do macaco também, mas apenas gire-os em sentido horário. Como dito anteriormente, os tampões (exceto o de óleo) contêm pequenas molas e bolas de metal atrás deles. Tirá-los pode acarretar na perda de partes internas e, consequentemente, estragar o macaco.

Se tudo estiver apertado, as vedações internas podem estar comprometidas. A maioria dos macacos modernos utiliza um conjunto de vedações de uretano para manter o fluido dentro do aparelho. Alguns mais antigos usam uma série de anéis de gaxeta ou um cabo. Ao longo do tempo, tais vedações falharão. Substitua-as removendo a porca grande no topo da extremidade do cilindro. Tome muito cuidado quando estiver removendo a porca do corpo do macaco: alguns modelos contêm uma mola interna que pode fazer o aríete de metal "pular" do cilindro. Mantenha alguns panos ao alcance, já que o fluido vai se espalhar por todo canto assim que você tirar o aríete do corpo do aparelho. Limpe todas as partes minuciosamente e lembre-se de besuntar as gaxetas novas no óleo antes de colocá-las dentro do macaco.

Cuidados gerais

Mantenha o aríete de metal do macaco o mais limpo que puder. Longa exposição do aço desprotegido ao ar livre pode causar ferrugem. Mantenha o aríete dentro do macaco quando ele não estiver em uso. Não utilize fluído de freio como óleo hidráulico. Esse tipo de fluido contém álcool e destruirá as gaxetas internas.

Siga todas as instruções do fabricante quando estiver usando e fazendo a manutenção do macaco.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível