on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Informações sobre máscaras e vestuário da época do Renascimento

Atualizado em 17 abril, 2017

O Renascimento denota um momento em que a Europa ressurgiu da Idade Média e entrou em um novo tempo em que era mais estável financeiramente. O termo "Renaissance" tem origem francesa. Além do renascimento econômico, houve também uma explosão de cultura e arte que inspirou as pessoas na época e até hoje.

As máscaras eram usadas durante bailes (mask image by Lovrencg from Fotolia.com)

Importância social

Como é hoje, a moda teve uma grande importância durante o período renascentista. As pessoas que tinham muito dinheiro podiam mostrá-lo através do uso de tecidos mais caros, tais como algodão, brocados, seda e veludo. Muitas vezes elas costumavam gastar a maioria do dinheiro em roupas, a fim de aparecerem ricas para o resto da sociedade. O status social era mais importante do que qualquer outra coisa. Os ricos também sabiam que, se estivessem com problemas financeiros, poderiam penhorar as roupas.

Loading...

Estilo masculino

Era moda os homens se manterem cobertos. A silhueta do corpo não era proeminente, e a moda fazia os corpos parecerem inchados. As roupas tinham forma de quadrado ou barril. Mangas e pernas de calças se destacavam. Caneleiras eram usadas por baixo das calças para se aquecer e eram feitas de malha de lã ou linho. Elas foram as precursoras das meias. Os sapatos eram frequentemente retangulares nos dedos dos pés. Tanto homens como mulheres usavam golas de babados.

Estilo feminino

As mulheres também se mantinham cobertas. Elas usavam vestidos longos esvoaçantes sobre um corpete. Usava-se também aros e colares, dependendo da época. As mulheres mais pobres não podiam pagar por essas peças de vestuário, e então o status social era mais dividido. O cabelo era sempre puxado para trás em uma trança, ou confinado em um chapéu. Nos últimos anos do período, a idade da mulher e o clima determinavam se ela usaria uma cobertura sobre a cabeça.

Máscaras

Na Itália, durante o Renascimento, os bailes de máscaras eram muito populares entre os ricos. As pessoas usavam máscaras coloridas para ocultar a identidade. Era uma maneira de celebrar, ser misterioso e às vezes também invocar interlúdios sexuais entre estranhos anônimos. As máscaras geralmente cobriam a parte superior da face. Elas eram colocadas na ponta de uma vareta, para que o usuário a segurasse sobre o rosto e pudesse removê-la quando desejasse. As máscaras eram adornadas com joias e outros enfeites.

Hoje

Nos tempos modernos, as pessoas gostam de reviver a época do Renascimento feita por artistas e atores. Eles vestem os trajes da época e permanecem na personagem durante o período do evento, que geralmente dura vários fins de semana. Os fornecedores vendem roupas de época feitas à mão. Existem poucos eventos teatrais renascentistas, mas eles viajam ao longo do ano para diversas cidades diferentes e ficam em cada uma por alguns fins de semana.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...