Informações sobre a cor dos olhos

Escrito por giselle mazur | Traduzido por andressa ferrari arevalo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Informações sobre a cor dos olhos
A cor dos olhos pode dizer muito sobre uma pessoa (blue eyes image by LynnMarie from Fotolia.com)

Há uma velha expressão que diz que os olhos são as janelas da alma. Olhar para um rico par de olhos marrom-mogno, azul cristalino ou travessos olhos verdes pode ajudar a aprender muito sobre uma pessoa e, pode até mesmo ser a primeira coisa que o atrai para um potencial encontro. Enquanto a maioria de nós pode pensar que a cor dos olhos é apenas uma bela variedade de sorte aleatória, DeCodeMe.com realmente afirma que a cor dos olhos "é, em grande parte, geneticamente determinada por uma combinação de duas formas de melanina produzidas pelos melanócitos da íris."

Outras pessoas estão lendo

Estatísticas sobre a cor do olho

De acordo com DeCodeMe.com, a cor dos olhos mais comum no mundo é marrom, seguido de azul ou cinza. Apenas cerca de 1 a 2% da população mundial tem olhos verdes, por isso, se você é um dos poucos sortudos, aprecie estas pedras de esmeralda. Cerca de 75% das variações de cor dos olhos dependem das variantes genéticas em uma pequena região do cromossomo 15.

Como a cor afeta os olhos

A área colorida do olho é chamada íris e ela regula a quantidade de luz que entra na pupila ou a área preta no centro do olho que se contrai quando a luz incide sobre ela. A coloração dos olhos protege o olho da exposição excessiva ao sol (raios UV), assim como, o pigmento em sua pele protege contra queimaduras solares. Também como ocorre na pele, a melanina é o que produz a cor em seus olhos. Olhos castanhos têm mais melanina do que os azuis.

A genética da cor dos olhos

Os cientistas inicialmente acreditavam que a cor dos olhos era determinada por apenas um gene, então, a cor dos olhos de seus filhos poderia ser calculada por meio de uma estatística simples. Simplificando, os olhos castanhos são dominantes, portanto, dois pais de olhos castanhos terão crianças de olhos marrons, a menos que ambos os pais tenham um gene recessivo para olhos azuis. Depois, eles podem ter um bebê de olhos azuis. De acordo com DeCodeMe.com, a pesquisa genética mostrou que a cor dos olhos é determinada por um certo número de genes, de modo que os pais podem ter filhos com qualquer cor de olhos. Um desses genes tem um efeito maior sobre a cor dos olhos do que os outros, portanto, para a maioria das famílias, a teoria original sobre genes dominante e recessivo permanece verdadeira.

Como a cor dos olhos é criada

A cor da íris é determinada por dois tipos de melanina produzidos pelos melanócitos, ou células produtoras de pigmentos, na íris. Estes dois tipos são eumelanina, que é castanho e, feomelanina, que tem uma cor amarelo-avermelhado. A combinação destes tipos de melanina resulta em três tons de cor de olhos que são o marrom, o amarelo e o cinza. As pessoas que têm "olhos verdes", na verdade, só tem olhos amarelos com um toque de marrom.

A cor dos olhos e a idade

A cor dos olhos pode mudar com a idade. Bebês que nascem com olhos azuis e que escurecem para castanho estão simplesmente desenvolvendo mais melanina com a idade. A cor dos olhos também pode mudar em adultos. De acordo com DeCodeME.com, 10 a 15% dos indivíduos de ascendência européia passam por uma mudança na cor dos olhos em suas vidas. Isso geralmente ocorre em pessoas com olhos claros que escurecem conforme envelhecem.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível