Informações sobre o peixe espada filhote

Escrito por venice kichura | Traduzido por bruno belli sinder
Informações sobre o peixe espada filhote
Peixes requerem cuidado também (Creatas/Creatas/Getty Images)

Junto com o barrigudinho, o peixe de aquário mais popular é o peixe espada (Xiphophorus helleri). Peixe espada bebê, conhecido como alevino, não nasce de ovo, nasce vivo e já nadando. São peixes de água fresca, parte do grupo de cyprinodontiformes, se parecem com barrigudinho ou platy, que também dão a luz a filhotes vivos. Outros peixes cyprinodontiformes incluem poecilia e anablepidae. Embora sejam fáceis de criar e manter, novos criadores devem aprender alguns pontos básicos sobre o cuidado.

Identificação

O peixe espada tem uma "espada" saindo da parte final da cauda, dando o nome. Cores não são designação de gênero, então não é possível distinguir macho de fêmea quando filhote. Algumas variações de cor incluem preto, dourado e vermelho. As cores podem variar também entre laranja, verde e amarelo (normalmente uma misture entre as cores). Às vezes, alevinos mudam de cor quando ficam mais velhos. A cor base natural pode aparecer novamente quando fica adulto, então pode-se ter uma ideia da cor final do peixe quando ele ainda é filhote.

Temperamento

Embora o peixe espada viva bem em comunidade, eles podem apresentar alguns problemas de comportamento. Sua personalidade pode variar entre pacífica e agitada, mas tendem a ser mais calmos. Os machos adultos costumam ser mais agressivos uns com os outros.

Dicas para criação

Como com qualquer outro peixe cyprinodontiformes, é necessário um macho e uma fêmea para produzir filhotes. Entretanto, é melhor ter no mínimo de duas a três fêmeas por macho. Devido à característica dos machos de assediar as fêmeas, inclua plantas no aquário para providenciar locais de esconderijo. Uma fêmea grávida pode ser distinguida por uma leve barriga materna após uma ou duas semanas. O alevino costuma nascer por volta de 30 dias após o acasalamento. É uma boa ideia separar as grávidas dos demais peixes -- use algumas plantas vivas dentro do aquário.

Arrumação do aquário

Filhotes de peixe espada costumam ser peixes pacíficos, que vivem bem em um grande aquário comunitário. Infelizmente, os pais costumam comer seus filhos, então os filhotes precisam de proteção até que estejam maiores. Providencie bastante plantas flutuantes, pois elas ajudam a camuflar os filhotes. No entanto, é mais seguro separar os filhotes em outro tanque. Esses peixes adoram ter bastante espaço para nadar, além de uma pitada de sal na água, apesar de não ser essencial. Filhotes preferem que a água esteja neutra ou levemente alcalina, com o pH entre 7,0 e 7,3. A água deve estar entre 22 e 26 ºC.

Alimentando filhotes de peixe espada

Filhotes de camarão ou dáfnias são ótimos alimentos para filhotes de peixe espada. Podem ser alimentados também com alimentos secos ou líquidos próprios para a espécie. Essas comidas podem ser encontradas em lojas especializadas ou na internet. Embora filhotes de peixe espada possam viver apenas com alimentos secos, eles crescem melhor se incluir alimentos vivos na dieta. Alimente-os cerca de três vezes por dia.

Cuidados

Além de separar os filhotes dos adultos, não dê alimentos em flocos de peixe grandes para os filhotes. Entretanto, pode dar alimentos em flocos moídos, pois os flocos são muito grandes para os filhotes colocarem na boca.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível