Informações sobre roupas africanas

Escrito por venice kichura | Traduzido por elcio borges gomes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Informações sobre roupas africanas
As roupas africanas sofreram influências ocidentais ao longo dos anos (Creative Commons - Wikimedia Commons Image)

As roupas africanas mudaram ao longo do tempo, sendo que o maior impacto no vestuário começou no século 20, como resultado do comércio com os países ocidentais. Originalmente, os europeus e os árabes influenciaram a vestimenta africana, especialmente na região norte. A influência da cultura árabe continua sendo vista nos desenhos, bordados, e vestes longas usadas por alguns africanos em seu dia-a-dia. Africanos mais modernos vestem calças, camisas, vestidos e sapatos com estilo ocidental. Outros combinam o antigo com o novo, vestindo roupas tradicionais junto a estilos ocidentais. Africanos que vivem em regiões remotas usam apenas roupas tradicionais refletindo pouca influência europeia.

Outras pessoas estão lendo

Kaftans

“Kaftans”, que são também chamados “boubous”, são túnicas bordadas em toda a sua extensão. Esta peça, que hoje é usada principalmente por mulheres da África Oriental, originalmente era usada somente por homens do Oeste Africano. Feitas de algodão ou seda, os “kaftans”, têm botões na frente. Também é a roupa tradicional feminina de muitos países na África Ocidental como o Mali, Senegal e Gana.

Roupas africanas femininas

As roupas tradicionais das mulheres africanas vêm em vários estilos, estampas e cores, que vão desde tons de terra aos índigos vibrantes. As roupas femininas podem incluir saias enfeitadas com contas, coberturas e véus em motivos elaborados. As mulheres africanas são conhecidas por suas joias coloridas, feitas de cobre, pérolas e gramíneas. Mulheres Ndebele, que vivem na província de Gauteng na África do Sul, são conhecidas por usar roupas tradicionais coloridas enfeitadas com miçangas. Visto que as temperaturas podem chegar a mais de 50 graus no deserto do Saara, é comum ver mulheres com seios à mostra.

Vestidos africanos

O vestido “rainha africana”, é conhecido por seu estilo e desenhos extravagantes, sendo uma roupa tradicional, comum, que destaca todo o corpo da mulher. O “tie dye” continua sendo uma roupa tradicional africana popular entre as jovens mulheres até hoje, e é caracterizada por símbolos e desenhos que sugerem fertilidade. O vestido “rainha africana” é usado pela realeza africana moderna, sendo adornado com tranças.

Roupa africana masculina

Na África Oriental, “cangas” e “kitenges” são como camisetas, muitas vezes usadas ao redor da cintura no clima quente. A roupa nacional para os homens quenianos é uma camisa de mangas compridas (“dashiki”), com calças combinando e uma “kofia” (chapéu). Alguns homens ainda usam “kaftans”, embora hoje eles sejam usados principalmente pelas mulheres. Homens da Tanzânia vestem uma túnica branca chamada de “kanzu”, que tem uma borla e um pequeno chapéu redondo (kofia), enquanto os homens de Buganda, em Uganda (no leste da África) usam camisas “dashiki” e um boné para eventos informais.

Roupas para ocasiões especiais

Os africanos usam roupas especiais em vários rituais e eventos. Por exemplo, em cerimônias de noivado e rituais que comemoram a maioridade de uma jovem, as mulheres Kuanyama usam roupas vistosas. As acompanhantes de uma cerimônia de casamento têm contas em seus colares e brincos de metal, comparáveis aos anéis de casamento. As mulheres na África Ocidental se casam com grandes e elaborados laços na cabeça. Os rapazes Zulus cortejam as garotas com roupas ocidentais compradas na cidade, usadas junto com um avental de pele de cabra amarrado por um cinto de contas.

Os Zulus da África do Sul

O povo Zulu da África do Sul é conhecido por usar peles de leopardo e penas brilhantemente coloridas que adornam seus cocares. Roupas tradicionais de jovens pastores de rebanhos incluem tangas, colares e argolas. Jovens donzelas Zulus são conhecidas por seus trajes de dança de contas, que usam durante as cerimônias e festivais. Roupas especiais são usadas por adivinhos Zulus que encantam serpentes.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível