Informações da Yamaha DT 125

Escrito por latasha favors | Traduzido por marco aurelio zancan
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Informações da Yamaha DT 125
Série DT Yamaha (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

A DT 125 foi uma das motocicletas que mais obtiveram sucesso entre as produzidas pela Yamaha. A série DT começou como uma resposta da Yamaha a uma falta de motocicletas para uso fora de estrada, no final da década de 60. A sigla DT significa "dirt" (terra) ou "dirt-trail" (trilha de terra).

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Antedecentes

Ao final dos anos 60, as pessoas que gostavam de motocicletas para uso fora de estradas não tinham muitas opções. Elas possuíam duas opções: ou modificar as motocicletas padrões desenvolvidas para rodovias pavimentadas ou comprar modelos caros de companhias europeias. A série DT foi a primeira desenvolvida para ser utilizada fora das rodovias produzida para o mercado de massa. A primeira Yamaha DT, a DT-1, foi lançada em 1967. No ano seguinte, a DT 125 foi introduzida.

Variações

A DT 125 teve uma grande produção a partir de 1968 até 2008, sendo que durante este período houve várias edições novas. Alguns dos modelos anteriores incluem a LC 125 e a 125 MX (MX, significa motocross). Embora tenha sido concebido para utilização fora da estrada, esse modelo específico também é indicado para as estradas pavimentadas. Por exemplo, a 125 R foi criada para a terra, enquanto a MX 125 era mais conhecida como uma moto de rua. Ambas são as mais recentes edições da DT 125.

Motor

O "125" na nomenclatura desse modelo se refere à capacidade do cilindro, nesse caso 124 cilindradas. Essa capacidade é uma das muitas indicações do poder de um motor. As motocicletas DT variam entre 50 e 440 cc; o que faz delas motocicletas com poder médio. Esse modelo de motor possui um cilindro único com dois tempos de configuração. Essas características dão à DT 125 uma combinação balanceada de eficiência de combustível e aceleração.

Personalização

Adaptar ou modificar suas motocicletas é uma prática comum entre os entusiastas. Algumas modificações de aparência envolvem adicionar máscaras nos faróis ou alterar os protetores das mãos. Em termos de afinação do motor, os proprietários muitas vezes modificam o sistema de válvula de potência (exclusivo da edição 125 R) e o carburador para aumentarem a velocidade da moto. Outra modificação comum na DT 125 é a alteração do seu ruído. Isso pode ser feito adicionando um silenciador ou brincando com uma caixa do filtro de ar e com a entrada situada sob o banco.

Manutenção

Devido ao motor da 125 DT ser refrigerado a água, certifique-se de sempre verificar se a água não está abaixo do mínimo: o depósito encontra-se do lado esquerdo da moto. No lado direito, em frente ao depósito do líquido de refrigeração está o depósito de óleo. Não confie apenas no indicador sobre a alça; verifique o nível de óleo manualmente. A tensão da corrente também é importante. Os especialistas afirmam que se a corrente tem uma folga de aproximadamente 2 cm, então você tem a tensão correta. Caso a moto seja utilizada frequentemente fora da estrada, você terá que lavá-la regularmente.

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