Por que a informática é importante?

Escrito por derek m. kwait | Traduzido por marcos vinicios de araújo barros
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que a informática é importante?
A informática faz com que o trabalho dos médicos seja mais eficaz na hora de passar informações e tratar os pacientes (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

Em janeiro de 2009, uma das primeiras medidas do governo do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, foi a promessa de investir 50 bilhões de dólares nos cinco anos seguintes no incentivo ao desenvolvimento da informática na área de saúde. O compromisso assumido ressalta a importância de todos os tipos de informática - abrange estudos sobre armazenamento de dados, transformação e envio de informações- relativo à assuntos pessoais, negócios e a saúde, no século 21.

Outras pessoas estão lendo

Conhecimentos de informática

Agregar o uso da informática ao seu campo de trabalho exige você fique a par das tecnologias mais recentes e aprenda as competências adequadas. A informática é parte de muitos setores de trabalho. Os profissionais da saúde, negócios, educação, política, entre outros, que se mantêm informados das evoluções tecnológicas, sempre estarão um passo à frente dos demais. A aplicação constante da informática em diferentes áreas, a movimentação contínua em busca de melhores preços, rapidez e eficiência e as formas mais eficientes de utilização e de veiculação das informações estimulam a pesquisa e o desenvolvimento de sistemas de computador melhores e mais modernos.

A informática é interdisciplinar

Devido a sua ampla utilização, a informática é um campo altamente interdisciplinar. A informatização de um setor da economia exige uma ampla compreensão do campo para o qual a tecnologia está sendo desenvolvida; por exemplo, não é possível informatizar o um setor de enfermagem sem entender do assunto especificamente e também ter conhecimentos gerais a respeito do campo da saúde. Por esse motivo a maioria das escolas de informática dá ênfase em estudos interdisciplinares. Em uma época que muitas pessoas não permanecem no mesmo trabalho a vida inteira, nem atuam no campo para o qual se formaram, saber lidar com computadores enriquece suas outras habilidades profissionais e pode fazer de você o candidato ideal para uma vaga de emprego.

Eficiência

A função principal da informática é fazer com que o processamento de informações seja mais eficiente. Por exemplo; Quando utilizada no campo da saúde, ela auxilia os médicos na comunicação uns com os outros e com seus pacientes de forma rápida e fácil. Essa tecnologia também os ajuda a ficar a par dos tratamentos mais recentes, medicamentos, inovações tecnológicas, pesquisas e outras informações que poderiam muito bem significar vida ou morte para pacientes em todo o mundo.

Impacto global

A informática melhora a comunicação e a interação das pessoas ao redor do mundo. A importância do impacto global da informática é muito influente quando visto pelo seu potencial para ajudar as populações em desenvolvimento no mundo. Por exemplo, ela permite que um médico ou assistente social, em uma área remota, possa informar ao mundo sobre a condição de uma região e coordenar os esforços necessários para dar a devida assistência à população daquele local.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível