A ingestão de vitamina C para o tratamento de infecções urinárias

Escrito por michaele curtis | Traduzido por gabriela bazzo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A ingestão de vitamina C para o tratamento de infecções urinárias
A vitamina C pode ser uma aliada no combate às infecções urinárias (farm4.static.flickr.com)

As infecções na bexiga, também conhecidas como infecções urinárias ou cistites, são muito comuns na maior parte da população. Quase todo mundo terá esse problema pelo menos uma vez na vida. A infecção causa dores mas não é séria. No entanto, ela pode se tornar mais grave quando não é feito o tratamento adequado, podendo evoluir para infecções renais que podem requerer a internação do paciente. As infecções urinárias também podem causar danos irreversíveis ao sistema renal. A maioria dos tratamentos para essa condição envolve a prescrição de antibióticos, mas também há alguns remédios caseiros para casos mais suaves. Se você tem infecções urinárias crônicas leves, saiba que pode usar vitamina C para tratá-las.

Outras pessoas estão lendo

O que é uma infecção urinária

Uma infecção urinária é uma inflamação no aparelho urinário. Ela afeta os rins, a bexiga e a uretra. A cistite geralmente começa na uretra e "sobe" em direção ao resto do sistema urinário, piorando a condição. Eventualmente, as infecções urinárias podem se tornar infecções renais graves e podem demandar internação e causar danos irreparáveis ao trato urinário. Os pacientes que sofrem de infecções renais severas correm o risco de danos permanentes e falência renal.

Causas

As infecções urinárias são causadas quando bactérias da pele, das fezes ou do sistema intestinal alcançam o trato urinário. Elas entram no seu organismo através da uretra, tubo por onde o corpo elimina a urina. As bactéria então sobem da uretra para a bexiga e para o resto do seu sistema urinário. Uma vez que estão em seu corpo, elas crescem e se multiplicam no sistema urinário, causando irritação e dor.

Há muitas formas das bactérias entrarem no corpo. Relações sexuais podem espalhar bactérias pela uretra, especialmente nas mulheres por causa da estrutura da genitália feminina. Mulheres grávidas também estão mais propensas às infecções porque o útero dilatado pressiona a bexiga. Esse movimento bloqueia a passagem da urina e dificulta o esvaziamento da bexiga que fica cheia, tornando-se um ambiente propício para a proliferação das bactérias. Crianças e idosos também estão mais propensos a esse tipo de infecção. Por problemas de incontinência, eles podem ficar com a genitália exposta à urina e fezes por mais tempo. As bactérias presentes nesses resíduos podem retornar aos seus corpos pela uretra.

Sintomas

Dor ao urinar é o primeiro sintoma de uma infecção na bexiga. Você pode sentir uma dor aguda e intensa quando tentar urinar, além de uma queimação na uretra ou na bexiga. Outros sintomas são a necessidade constante de urinar ou dificuldade de eliminar a urina, que também pode sair com sangue, aspecto turvo ou cheiro forte. Esses sintomas também são indicadores de que há algum problema com seu sistema urinário. Caso você detecte algum desses sinais, procure um médico imediatamente para um diagnóstico mais preciso.

Tratamento

A maioria dos médicos tratará uma infecção urinária com a prescrição de antibióticos. Bactrim, Ciprofloxacina ou Clavulanato de amoxicilina são geralmente prescritos para infecções simples, sem maiores complicações. As infecções mais severas podem ser tratadas com Ampicilina, Tienamicina ou Piperacilina-tazobactm. Dependendo da severidade da infecção e da marca dos antibióticos, você terá que tomar remédio por apenas um dia ou por até duas semanas. Geralmente os homens não respondem bem a tratamentos curtos, tendo que tomar antibióticos por mais tempo.

Deve-se perceber uma melhora nos primeiros dias de tratamento. Quando isso acontece, os pacientes comumente deixam de tomar os antibióticos, mas lembre-se de terminar o remédio de acordo com a dose prescrita. Os sintomas podem ter desaparecido, mas as bactérias podem ainda estar presentes. Ao terminar a dose, você garantirá que elas serão totalmente removidas do seu corpo. Sempre consulte um médico antes de tomar qualquer remédio e siga estritamente as recomendações.

Remédios caseiros

A vitamina C pode ter um importante papel na recuperação de uma infecção urinária. Muitos médicos acreditam que ao aumentar a acidez da urina será possível matar as bactérias que estão no sistema urinário, e alguns sugerem que a vitamina C ajuda a atingir esse objetivo. Os suplementos são uma fonte mais eficaz de vitamina C por causa da forma com que essa vitamina é metabolizada pelo corpo. Pelo menos 1000 mg de vitamina C é a dose recomendada para combater a infecção.

Você também pode ajudar a recuperação tomando bastante água para expulsar a bactéria do trato urinário. O oxicoco e outras frutas com alta concentração de antioxidantes também previnem que a bactéria fique aderida nas paredes da bexiga e da uretra. As bactérias geralmente são eliminadas do organismo por meio da urina.

Previna futuras infecções tomando cuidado para evitar a propagação de bactérias pela uretra. Vá ao banheiro sempre que sentir necessidade, pois a urina parada é um campo adequado para a proliferação de micro-organismos. Sempre se limpe de frente para a trás e limpe seus genitais com água morna e sabonete suave uma vez ao dia e após relações sexuais.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível