Ingredientes nos amaciantes de sapatos de couro

Escrito por gissimee doe | Traduzido por juliana s. zoccoli
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ingredientes nos amaciantes de sapatos de couro
Você pode estender a vida dos sapatos de couro tratando-os com amaciantes (Photos.com/PhotoObjects.net/Getty Images)

O couro é um material feito a partir da pele de animais, tratado química e mecanicamente para ficar maleável, durável e não suscetível a putrefação. Ao longo do tempo, a sua umidade seca e o calor também altera sua estrutura, fazendo com que fique duro e quebradiço. Amaciantes ou condicionadores de couro são usados ​​para deixá-lo mais macio e flexível e para prolongar a vida dos sapatos. Os amaciantes de couro contêm óleos ou gorduras que o tornam mais flexível, menos suscetível a rachaduras, condicionado e brilhante. Os óleos de condicionamento podem ser naturais ou sintéticos e de origem vegetal ou animal.

Outras pessoas estão lendo

Cera de abelha

A cera de abelha é usada para condicionar, amaciar e tornar o couro resistente à água. Ele é muitas vezes misturado com outros óleos, tais como óleo de laranja, óleo mineral ou vaselina, para fazer um amaciante menos viscoso e mais adequado para a utilização em sapatos de couro. Você espalha uma fina camada de cera de abelha em combinação com óleo sobre o couro e esfrega suavemente a mistura com um pano macio. Você, então, lustra completamente a superfície para um brilho suave. Isso faz com que o couro fique macio e flexível e adiciona uma camada de repelente de água à superfície, que ajuda a protegê-lo de novos danos.

Óleo Pata de Boi

O óleo Pata de Boi é um óleo de origem animal, derivado dos pés do gado. Ele é usado para amaciar sapatos e demais artigos de couro. Ele restaura o brilho e a maleabilidade, e reidrata o couro ressecado e quebradiço. Sabe-se que ele escurece alguns couros e não é adequado para uso em camurça ou acabamentos em couro cardado. O óleo Pata de Boi é utilizado diretamente como um amaciador, ou pode ser misturado com outros óleos e ingredientes para benefícios adicionais, tais como impermeabilização.

Óleo mineral

O óleo mineral é um óleo leve feito a partir de uma fonte não-animal ou vegetal, geralmente de petróleo ou outro combustível fóssil. É usado para amaciar e condicionar couro e pode ser utilizado no seu estado puro ou misturado com outros amaciadores. É muitas vezes combinado com cera de abelha para fazer um condicionador mais suave e mais fluido e para facilitar a aplicação da cera ao couro.

Óleo de vison

Óleo de vison é derivado de fontes animais. É usado para amaciar e condicionar o couro porque se assemelha aos óleos encontrados em peles de animais e facilmente restaura a maleabilidade do couro. O óleo de vison é muitas vezes misturado com resina de pinheiro para amaciar o couro. Ela age como um conservante e uma fragrância, enquanto ajuda a adicionar uma camada impermeabilizante sobre o couro. O óleo de vison é combinado com cera de abelha quando uma maior impermeabilização é necessária em conjunto com o amaciamento do couro.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível