Ingredientes do detergente Dawn

Escrito por donny quinn | Traduzido por vanessa santos
Ingredientes do detergente Dawn
A marca Dawn é composta de diversos detergentes diferentes (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Se você estiver preocupado em relação a reações alérgicas ou danos ambientais, saiba que os ingredientes dos seus principais itens domésticos podem aliviar esses estresses. Embora o Dawn esteja disponível em diversos detergentes diferentes, grande parte dos ingredientes são comuns em toda a marca. Para informações mais específicas, procure o produto desejado para conhecê-los, ou faça o download dessa lista de ingredientes no site da P&G (vide "Recursos").

Surfactantes

Embora a pressão da água possa ajudar na limpeza, ela sozinha não consegue remover o óleo de louças sujas. Isso se deve ao fato de que água e óleo não se misturam. A fim de resolver essa questão química, os fabricantes do detergente Dawn acrescentaram surfactantes químicos a muitos de seus produtos. Esses surfactantes contêm duas camadas: uma atrai naturalmente a água enquanto a outra atrai o óleo nas louças. O lado que apresenta afinidade pelo óleo o puxa da louça, enquanto o que apresenta afinidade pela água se liga a essa molécula. Quando você enxágua a água, ela carrega o óleo consigo. O óxido de amina dimetil alquila em um dos detergentes Dawn é um exemplo de surfactante químico.

Lauril sulfato de sódio

Um dos mais comuns agentes de limpeza em detergentes Dawn é o lauril sulfato de sódio. Ele é dotado de ligações químicas com gorduras, permitindo uma fácil remoção na água. Quando combinado com outros ingredientes portadores de nitrogênio, o produto químico pode formar nitrosaminas e nitratos. O contato contínuo desses bioprodutos com a pele pode levar a danos nos pulmões, fígado e cérebro.

Os cientistas debatem regularmente os benefícios e perigos do lauril sulfato de sódio. E mesmo que algumas instituições e organizações declarem esse produto químico como sendo seguro, alguns cientistas estão preocupados com seu uso contínuo.

Agentes tamponantes

Assim como o carbonato de potássio encontrado no detergente Dawn Power Dissolver, agentes tamponantes regulam o equilíbrio do pH de uma solução. Para o Dawn, isso evita que o detergente se torne muito básico ou muito ácido, o que pode resultar em danos às louças, pele e ao ambiente.

Fragrâncias

Como a base química de muitos produtos é similar, até mesmo entre as marcas, as empresas não necessitam listar todas as substâncias químicas que eles usam para as fragrâncias. Enquanto algumas são naturalmente inodoras, outras emitem odores estranhos ou desagradáveis. A fim de mascará-los, as empresas acrescentam fragrâncias ao detergente. Elas são provenientes tanto de uma fonte natural quanto de um composto químico com cheiro agradável. Por exemplo, o acetato de propil exala um aroma de pera, enquanto o acetato octal exala um aroma de laranja. Se você estiver preocupado com as fragrâncias, procure por produtos com aroma "totalmente natural" ou produtos inodoros.

Ingredientes do detergente Dawn
Aromas naturais são menos propensos a causarem danos à saúde ou ao ambiente (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)
Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível