Ingredientes de um spray de tinta laca

Escrito por david stewart | Traduzido por camila oliveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ingredientes de um spray de tinta laca
A tinta laca pode revitalizar alguns tipos de objetos e móveis (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

A tinta laca em spray seca e endurece imediatamente quando é exposta ao ar. Isso é impressionante devido ao seu efeito lustroso e resplendor brilhante. Pelo seu valor estético, o spray de tinta laca é procurado para pinturas de vidro, de superfícies metálicas e de madeira. A tinta é feita, primeiramente, de solventes e aglutinadores enquanto o restante é formado por pigmentos e aditivos. Esse tipo de tinta pode variar sua composição, de acordo com a sua finalidade.

Outras pessoas estão lendo

Solventes

Os solventes são bases líquidas nas quais outros componentes de tinta básicos dissolvem. Pinturas de tinta laca contêm solventes não aquosos e de secagem rápida, escolhidos de acordo com suas taxas de evaporação e capacidade de dissolver as propriedades aglutinantes. Tintas laca em spray têm base de óleo e podem conter qualquer solvente, incluindo alcoóis, aromáticos, cetonas, benzina e compostos alifáticos. Solventes orgânicos como os ésteres, glicóis e petróleo destilado são geralmente usados. Outros que são comumente utilizados são os éteres glicólicos, ésteres alcoólicos e hidrocarbonetos alifáticos.

Ingredientes de um spray de tinta laca
Os químicos são comumente usados na tinta laca (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Pigmentos

Os pigmentos são usados como ingredientes básicos em sprays de tinta laca, já que eles proporcionam opacidade e cor à pintura. Enquanto os pigmentos coloridos dão cor, pigmentos brancos, como o dióxido de titânio, ajudam a dispersar os raios de luz e deixam a superfície com uma percepção mais opaca. Pigmentos inertes são geralmente utilizados como enchimentos. Os funcionais são usados para aumentar as características das tintas, como proteção aos efeitos prejudiciais dos raios ultravioletas.

Ingredientes de um spray de tinta laca
Os pigmentos dão cor à tinta laca (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Aglutinadores

Aglutinadores são polímeros líquidos ou resinas, sintéticas ou naturais, que ajudam na mistura adequada de pigmentos e aditivos. Alguns deles são usados como alquídicos e acrílicos, acetatos de vinil, vinis acrílicos, óleos naturais ou vegetais, resinas de melamina, epóxis, silicone, poliuretanos e poliéster.

Ingredientes de um spray de tinta laca
Aglutinadores são compostos dos sprays (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Enchimentos

Os enchimentos engrossam a camada de pintura e realçam o volume. Alguns aditivos comuns são a barita, os biocidas, o barro, agentes aglutinantes, colóides, terra de diatomáceas, areia fina de quartzo, estabilizadores congeladores ou descongeladores, fungicidas, cal, plastificantes, surfactantes e talco.

Ingredientes de um spray de tinta laca
Talco, um dos aglutinadores (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Porpulsores

Esses são os gases que expelem a tinta da lata e trabalham sob rápida expansão, em consequência da abertura da válvula. Após a proibição dos gases de clorofluorcarbono pela depreciação da camada de ozônio, eles foram substituídos por butano ou propano, mas estes também saíram do mercado quando a investigação alegou que eles desempenham um papel causador de poluição. Atualmente, o propulsor mais comum é o hidro-fluorcarboneto.

Ingredientes de um spray de tinta laca
Os sprays de tinta laca são utilizados com frequência para vários tipos de pinturas (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível