Como fazer iniciais a partir do nome no Excel

Escrito por joe escalada | Traduzido por joão paulo nascimento
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer iniciais a partir do nome no Excel
Crie elegantemente as iniciais de seus nomes usando Excel (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Microsoft Excel é mais do que uma poderosa ferramenta de números. Também é um cortador ágil de palavras. Você pode cortar e segregar nomes para formar as iniciais no Excel usando apenas duas de suas funções básicas: "SEG.TEXTO" e "CONCATENAR". Estas funções podem ajudar a esculpir as iniciais de nomes e combiná-los com o texto adicional. Usar estas funções é um processo passo-a-passo simples.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Abra o Excel e introduza títulos na linha superior de cada coluna que você irá utilizar. Introduza o nome abaixo do título "Nomes". Insira outros nomes (como o do meio ou o último) que você quer fazer iniciais em suas respectivas colunas. Nomes constituídos por várias palavras, como "Mary Jane" ou "José Maria", devem ser separados em duas colunas. Para maior clareza, você poderia nomear essas colunas com "Primeiro Nome 1" e "Primeiro Nome 2".

  2. 2

    Use a função "SEG.TEXTO" do Excel para destacar a primeira letra de cada nome. Em uma nova coluna, digite "=SEG.TEXTO(nome da célula de referência, 1, 1)" (sem as aspas), onde o nome da célula de referência é a localização do nome o qual você está criando uma inicial. Tecle "Enter" e você deve ver a inicial do nome aparecer nessa célula.

    Por exemplo, se você criou uma coluna de primeiro nome na coluna A, a primeira entrada nessa lista seria na célula A2 (logo abaixo da linha de título). Neste caso, você deve digitar =SEG.TEXTO(A2, 1,1) para calcular a inicial do nome.

    Se você quiser fazer as iniciais de várias colunas de nome (como o do meio ou último), use o mesmo formato de fórmula, mas mude o nome da célula de referência pelas respectivas colunas de nome.

  3. 3

    Use a função "CONCATENAR" do Excel para combinar iniciais com períodos e espaços. A função CONCATENAR combina pedaços de texto em um conjunto. Por exemplo, digitar =CONCATENAR("Bem", "vindo") em uma célula e apertar o botão "Enter" irá retornar a expressão "Bem vindo" naquela célula.

    Você também pode usar a função CONCATENAR para adicionar um período após uma inicial. Se a inicial de seu primeiro nome está na célula F2, você pode digitar =CONCATENAR(F2, ".") na linha 2 de uma célula diferente e pressione "Enter", que irá retornar a sua inicial com um período depois. A fórmula retornaria "A" se "A" estivesse presente na célula F2.

    Seguindo a mesma fórmula básica, você pode combinar várias iniciais com períodos e espaços usando CONCATENAR. Por exemplo, você pode combinar a primeira inicial de F2 e última inicial do G2 usando =CONCATENAR(F2, ".", G2, ".") o que criaria iniciais acompanhadas por períodos e separados por um espaço.

  4. 4

    Aplique a sua fórmula para todos os nomes em sua tabela usando o recurso de preenchimento automático. Destaque a linha que contém as fórmulas e em seguida, arraste a área selecionada para baixo até a última linha onde você deseja aplicar a fórmula. Enquanto essas células estão selecionadas, pressione a tecla "Control" e as teclas "D" em conjunto para preencher as células abaixo com a fórmula da primeira célula.

Dicas & Advertências

  • Se espaços ou outros caracteres não imprimíveis estão presentes antes ou depois de seus nomes, você pode usar as funções "ARRUMAR" e "TIRAR" para removê-los. Por exemplo, para remover espaços antes e depois de "Jim", você deve digitar a fórmula =TIRAR(ARRUMAR(Jim)).
  • É possível escrever suas funções SEG.TEXTO dentro de suas funções CONCATENAR ao invés de aplicá-las em etapas. Isso pode economizar espaço em sua planilha, mas será mais difícil de solucionar problemas ou modificar.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível