Injeção de água caseira para automóveis

Escrito por joshua bailey | Traduzido por andré schwarz
Injeção de água caseira para automóveis
Motores geram grande excesso de calor

Motores de carro produzem quantidades excessivas de calor. Uma maneira prática, apesar de mecanicamente invasiva, de diminuir a temperatura deles é com uma injeção de água ou metanol. Juntamente com uma revisão mecânica, ela pode melhorar a eficiência, a potência e a durabilidade dos motores a gasolina.

Noções iniciais de injeção de água ou metanol

Também conhecida por IAD, ou injeção antidetonante, é o sistema de resfriamento mais utilizado em motores de indução forçada, ou que empregam compressores de ar, como os supercarregadores movidos a correias ou os turbocarregadores movidos a escape. Tais motores usam com frequência sistemas de resfriamento ar a ar, conhecidos como refrigeradores internos, para resfriar a carga de ar superaquecida. No entanto, as temperaturas de admissão ainda são altas, persistindo o risco de combustão antes da compressão total do cilindro.

Sistemas IAD injetam uma fumaça atomizada na carga de admissão antes da cilindrada. Conforme a mistura de água, metanol, ar e gasolina entra na câmara, o calor gerado pela compressão vaporiza a água, em vez de aquecer suas paredes. O metanol queima como gasolina, mas a pressões mais altas, o que efetiva aumenta a octanagem.

O que esperar

Quando utilizados sozinhos, os sistemas IAD têm efeitos negligíveis, além do esfriamento do motor. Na verdade, o verdadeiro benefício de um sistema IAD é na potência, principalmente em motores de indução forçada. Com uma octanagem efetiva maior e carga de ar menos quente, o sistema IAD permite à injeção eletrônica aumentar a compressão dentro do motor e usar um tempo de ignição mais agressivo. Desse modo, a potência aumenta dramaticamente. As temperaturas de operação mais favoráveis permitem ao motor um tempo de serviço mais prolongado, contribuindo à durabilidade.

É improvável que os veículos com sistemas IAD economizem combustível. A explosão ocorrerá a uma temperatura menor, o que não queimará todo o combustível, o que pode resultar em uma fumaça escura saindo do escapamento, a depender de como se aplicou o sistema.

Como comprar e operar

Sistemas IAD são amplamente disponíveis para venda e são relativamente baratos em comparação com melhoramentos mais agressivos no motor e transmissão. Depois da compra, você deverá escolher qual razão de água para metanol será mais desejável, a depender do modo como o veículo é utilizado e o quanto será realmente injetado durante a admissão. Razões maiores são mais conservativas e menores permitem gerenciar o motor mais agressivamente. Recomenda-se que um profissional ajuste o veículo para que o motor se adapte à nova mistura, principalmente as de cargas maiores. Injeção de água em condições de direção conservadoras irão mais provavelmente afogar o motor do que melhorar o desempenho.

É claro que água e metanol não surgem espontaneamente, tendo de ser armazenados em tanques. Esses são mais comumente instalados em carros com motor frontal, no porta-malas ou na carroceria.