Mais
×

Como fazer injetores de CO2 para plantas caseiras

Atualizado em 20 julho, 2017

O CO2, ou dióxido de carbono, é um produto químico primordial para as plantas, que o utiliza para produzir seu alimento, além da luz e da água. Fazer um injetor de CO2 envolve a criação de uma ferramenta para injetar esse produto no habitat de sua planta, e se o fizer, você aumentará a quantidade de substâncias que sua planta tem à disposição, enriquecendo o solo e até mesmo prolongando sua vida.

Instruções

O CO2 é de grande importância para as plantas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Corte um pequeno buraco na tampa da garrafa, apenas o suficiente para o tubo caber nele. Deslize o tubo para dentro do buraco até que fique cerca de 3 cm abaixo da tampa. Por fim, sele o buraco com o silicone, para fechar hermeticamente a garrafa.

  2. Misture o fermento, o bicarbonato de sódio e o açúcar na água, e dissolva bem todos os materiais. Uma vez dissolvido e bem misturado, coloque a solução no frasco e feche a tampa, bem apertada.

  3. Enterre o final do tubo de plástico no solo, onde a planta está, e mantenha a garrafa nivelada e na horizontal, para que o líquido não se esvazie no solo. Uma vez que a garrafa esteja selada, o fermento começará suas reações anaeróbias e começará a produzir o dióxido de carbono. Sem nenhum lugar para ir a não ser para fora do tubo, o dióxido de carbono será levado ao solo e, eventualmente, atingirá a planta.

Dicas

  • Se necessário, é possível apoiar a garrafa de forma que ela fique nivelada. O injetor deve produzir CO2 por cerca de duas semanas, depois disso, será necessário preparar um novo para substituir o antigo.

Aviso

  • Esse não é um método para salvar uma planta murcha. Caso ele esteja murchando, aumente a quantidade de luz solar que ela recebe, adicione fertilizantes, ou monitore o seu consumo d'água com mais regularidade, pois o CO2 não salvará uma planta murcha ou morta. O que o CO2 vai fazer é melhorar uma planta já saudável, acelerando seu crescimento, melhorando sua saúde e longevidade.

O que você precisa

  • Garrafa de plástico de 2 litros
  • Tubo fino de plástico
  • Selante de silicone
  • 1 colher de chá de fermento
  • 2 ou 3 xícaras de açúcar
  • 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 a 1/2 litros d'água (filtrada e sem cloro)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article