×
Loading ...

As inovações dos anos 1960

Os anos de 1960 possuem um lugar especial na memória de quem viveu nessa época, e na imaginação de quem é muito novo para tê-la vivido. Foi uma década definida por uma moda mais livre, a Beatlemania e mudanças sociais. Muitas coisas aconteceram pela primeira vez na década de 1960, e algumas delas mudaram para sempre o modo como enxergamos o mundo ao nosso redor.

O céu foi o limite para as conquistas alcançadas nos anos 1960 (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Presidente católico

John F. Kennedy tornou-se o primeiro presidente Católico Apostólico Romano dos Estados Unidos no dia de sua posse, em 20 de janeiro de 1961. A vitória apertada nas eleições derrubou o domínio dos protestantes no mais alto cargo do País, e foi o indicativo de grandes mudanças. Os católicos, em especial os de origem irlandesa, foram oprimidos durante anos nos Estados Unidos, e a eleição de Kennedy era um prenúncio de que ocorreriam modificações dos direitos civis que ocorreriam no País durante o restante da década.

Loading...
A eleição de Kennedy indicava que mudanças estavam prestes a acontecer (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Exploração espacial

Em 1962, John Glenn se tornou o primeiro homem a orbitar ao redor da Terra, e fez isso três vezes antes de amissão Apollo 11 roubar a atenção do mundo. Em 20 de julho de 1969, Neil Armstrong e Buzz Aldrin se tornaram os dois primeiros homens a andar na Lua, consolidando a liderança norte-americana na corrida espacial.

A corrida espacial foi notória nos 1960 (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Debates presidenciais televisionados

As eleições presidenciais de 1960 beneficiaram mais que nunca os avanços tecnológicos. O ano eleitoral de 1960 foi marcado pelos "Grandes Debates", sendo a primeira vez que os debates presidenciais televisionados aconteceram. Em 26 de setembro foram 70 milhões de telespectadores, e o impacto foi tão grande que acabou por estimular outros países como Itália, Alemanha e Japão a seguirem imediatamente o exemplo.

O primeiro debate televisionado teve 70 milhões de espectadores (Digital Vision./Photodisc/Getty Images)

Thurgood Marshall

Em 2 de outubro de 1967, Thurgood Marshall tomou posse como o primeiro negro na Suprema Corte de Justiça norte-americana. A conquista de Marshall foi o indicativo da grande mudança nos direitos civis que estava acontecendo nos Estados Unidos durante essa tumultuosa década. O lugar de Marshall na Suprema Corte foi o reflexo da mudança na legislação de direitos civis iniciada por Kennedy e à qual Lyndon Johnson deu continuidade.

Mudanças profundas aconteceram no sistema e na sociedade norte-americana (Creatas/Creatas/Getty Images)

A "invasão britânica"

Os Beatles alcançaram seu primeiro hit número 1 das paradas com "I want to hold your hand" em janeiro de 1964. No mês seguinte, fizeram sua estreia nacional na televisão no programa "The Ed Sullivan Show", pavimentando o caminho para a "invasão britânica", que inclui artistas como The Rolling Stones, The Kinks e Animals. Em 1967, o álbum "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band", dos Beatles, ganhou o Grammy de "Álbum do Ano", tornando-se o primeiro disco de rock a receber tal prêmio.

A efervescência cultural e musical é uma das marcas dos anos 1960 (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Invenções para diversão

A década de 1960 viu a invenção do traço mágico e do forninho elétrico, brinquedos que ocupariam as prateleiras das lojas e os quartos das crianças décadas depois. A Philips inventou a primeira fita cassete, surgindo assim um dispositivo menor que podia armazenar música como um vinil. O primeiro vídeo game, Spacewar, foi criado nos anos 1960. Apesar de os vídeo games não terem se tornado disponíveis para compra na década seguinte, o Spacewar preparou o terreno para os que viriam.

Foram várias as invenções no campo do entretenimento (Comstock/Stockbyte/Getty Images)

Avanços científicos

O primeiro marcapasso implantado e o primeiro transplante de coração ocorreram durante a década de 1960, em que também foram inventados o laser, satélites meteorológicos e telefones com discagem por teclado numérico. A Texas Instruments inventou a primeira calculadora portátil, auxiliando no desenvolvimento do ensino de matemática, física e engenharia. Foi também durante a década de 1960 que os primeiros caixas eletrônicos surgiram, permitindo, assim, a realização de transações bancárias a qualquer hora do dia.

As invenções da época revolucionaram nosso modo de vida (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...