×
Loading ...

Como se inscrever no CRECI

O crescimento do mercado imobiliário brasileiro, com o aumento da renda no País e o crédito facilitado com instituições financeiras, tem feito com que a procura por casas e terrenos torne-se uma realidade para pessoas que antes não tinham condições de comprar uma casa própria. Segundo a Federação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul (FEE), a procura por investimentos em imóveis deve-se manter alta em 2014. Para suprir essa demanda, cada vez mais pessoas têm optado por trabalhar no ramo de corretor imobiliário. Mas, para poder exercer a profissão, alguns passos devem ser tomados para se regularizar.

Instruções

O crescimento do mercado imobiliário no Brasil tem aumentado a procura por corretores de imóveis (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)
  1. Antes de mais nada é preciso saber que a profissão de corretor de imóveis é regulamentada pela lei federal 6.530/78, ou seja, para se tornar um profissional é necessário que seja possuidor de título de Técnico em Transações Imobiliárias ou de diploma de curso superior Sequencial e Tecnológico de Ciências Imobiliárias/Gestão de Negócios Imobiliários. É necessário que o interessado se inscreva em uma instituição para realizar esses cursos, caso ainda não os tenha.

    Loading...
  2. Após se matricular e realizar o curso, pode ser necessária a realização de estágio que será requisito para aprovação e obtenção do diploma. A comprovação dessas horas pode ser requerida junto ao Conselho Regional de Corretores Imobiliários do seu Estado, por meio dos sites. Para adquirir uma carteira de corretor estagiário são necessários alguns documentos. Os formulários de Declaração de Ciência Estagiário, Responsabilidade de Estágio e Requerimento Pessoa Física, preenchida e assinada pelo responsável, deverão estar devidamente registrados junto ao CRECI/RS; além do Requerimento Pessoa Física -- cópias e originais de RG, CPF, Título de Eleitor, Comprovante de Residência em nome do requerente, Atestado de conclusão do Ensino Médio, Atestado de Matrícula no Curso de T.T.I. ou Gestor Imobiliário; Certificado de Reservista–, apenas para homens de até 45 anos; 01 foto 3x4 (mulheres com vestimenta social e homens com paletó e gravata); e Pagamento da Taxa de Inscrição.

  3. Assim que concluir o curso e obter o diploma o interessado pode encaminhar o pedido de registro da sua inscrição definitiva pelo site do CRECI da sua região, onde deve preencher um formulário, imprimir, assinar e encaminhar a documentação necessária (Formulário -- Requerimento Pessoa Física -- cópias e originais: RG, CPF, Título de Eleitor, Comprovante de Residência em nome do requerente (válido por 60 dias) e Certidão ou Diploma do Curso de T.T.I. ou de Gestor Imobiliário; Certificado de Reservista,– apenas para homens de até 45 anos; 01 foto 3x4 (mulheres com vestimenta social e homens com paletó e gravata; Pagamento da taxa de inscrição e anuidade proporcional), além do comprovante de pagamento da taxa administrativa. Em seguida, deve protocolizar o pedido na sede do Conselho ou na Delegacia Sub Regional/Seccional mais próxima da sua casa.

Loading...

Dicas

  • O processo de inscrição é submetido à análise de uma Comissão, que poderá, antes de elaborar o seu parecer, solicitar informações ou documentos adicionais. A entrega da carteira leva em média 30 dias.

Referências

Loading ...
Loading ...