Mais
×

Como inserir uma assinatura em um arquivo PDF

Atualizado em 17 abril, 2017

Se você lida frequentemente com formulários eletrônicos que requerem assinatura, pode achar tedioso imprimir, assinar e escanear documentos. Ao invés disso, considere criar uma imagem com sua assinatura para usar como um carimbo digital. Aprender a inserir uma assinatura em um arquivo Portable Document Format (PDF) economizará tempo e lhe permitirá completar formulários em PDF com muito mais eficiência.

Instruções

Aprenda a inserir sua assinatura em um arquivo PDF (signature image by Allyson Ricketts from Fotolia.com)

    Instruções

  1. Assine uma folha de papel em branco, como se fosse um formulário. Use um scanner conectado a seu computador pessoal ou acessível à sua máquina de trabalho para digitalizar a folha de papel com a assinatura. Salve o documento escaneado no disco rígido ou rede local como um arquivo de imagem, como o TIFF, por exemplo.

  2. Abra o arquivo em um editor de gráficos, como o Adobe Photoshop. Recorte a imagem para que fique apenas sua assinatura. Use o "apagador mágico" ou uma ferramenta equivalente para remover o fundo branco da imagem, deixando a assinatura sobre um fundo transparente. Limpe quaisquer marcas que aparecerem na imagem, como de poeira ou arranhões no scanner, usando a ferramenta de apagar do editor.

  3. Selecione "Salvar como..." no menu Arquivo. Escolha uma pasta e nome de arquivo que você possa reconhecer quando for usar. Mude o formato do arquivo para "Photoshop PDF". Clique em "OK". No menu "Opções de PDF" que surgirá a seguir no Adobe Photoshop, selecione "codificação JPEG", "Salvar transparência" e "Interpolação de imagem". Use comandos equivalentes se utilizar outro programa de edição de gráficos.

  4. Abra o Adobe Acrobat e crie um carimbo personalizado. Se tiver o Acrobat 9.0 Standard, utilize o menu "Ferramentas" para selecionar "Comentários & marcações", depois "Carimbos" e "Exibir paleta de carimbos". Clique em "Importar" e então localize e selecione o arquivo salvo com a assinatura. Escolha um nome, designe uma categoria e clique em "OK" para salvar o carimbo personalizado.

  5. Abra o documento PDF onde deseja inserir o carimbo com o Adobe Acrobat. Use a ferramenta de carimbo para inserir a assinatura na página. Clique e arraste o carimbo no arquivo até a linha ou quadro para assinatura e solte-o. Salve uma cópia do PDF com sua assinatura no disco rígido ou rede local, armazenando o arquivo com um nome e localização que reconheça quando for necessário.

O que você precisa

  • Computador
  • Adobe Acrobat
  • Programa de edição de imagens
  • Folha de papel branco
  • Scanner
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article