×
Loading ...

Como fazer um insetário

Colecionar insetos é um hobby interessante e divertido. O processo de obter e conservar insetos leva à pergunta: como exibir esta coleção? O melhor jeito de preservar e exibir os insetos é colocá-los em insetários de vidro ou acrílico.

Exiba os insetos que colecionou (Indonesian Bugs image by haekal from Fotolia.com)

Caixa de mostruário

Caixas de mostruário podem ser compradas em lojas de materiais para criação. Elas vêm em diversos tamanhos e têm a profundidade necessária para se exibir os insetos. Substitua o forro da caixa com espuma. Use alfinetes para prender os insetos na espuma. Apoie a traseira do mostruário como se fosse um porta-retratos normal.

É possível construir um mostruário em casa com as ferramentas de carpintaria adequadas. Corte a madeira nas dimensões desejadas. Frese os cantos para instalar o vidro ou o acrílico. Encaixe o vidro e prenda-o no lugar. Monte os insetos e finalize a moldura.

Loading...

Divisórias de gavetas

Uma cômoda ou outro móvel similar com gavetas de 5 a 7,5 cm é um ótimo jeito de exibir insetos. As gavetas podem ser divididas com divisórias de madeira de 0,5 cm, cortadas em tábuas longas e coladas com cola de madeira. Papelão também pode ser usado para as divisórias. Corte o papelão em tiras e deixe abas nas bordas para colar o papelão nas outras tiras e criar divisões.

Móveis com gavetas maiores podem ser divididos com bandejas de papelão. Corte o papelão na altura desejada para a bandeja e faça divisórias com tiras de papelão e grude-as com cola. As bandejas então são colocadas umas sobre as outras para criar diversas camadas em uma gaveta só.

Insetário com tampa

Construa um insetário com tampa cortando madeira nas dimensões desejadas. Prenda um pedaço de 0,5 cm de madeira na traseira da moldura. Faça uma tampa que encaixe bem nos cantos do fundo da moldura. Frese para que acomode o vidro ou o acrílico. Fixe o vidro em seu lugar. Instale duas ou três dobradiças em um lado da tampa e da moldura. Ponha uma tranca do outro lado da moldura, bem centralizada. Alinha o fundo da caixa com o pedaço de espuma. Cubra a espuma com tecido e cole-a ao fundo do insetário. Coloque os insetos em seu lugar, feche a tampa e tranque.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...