Inseticida caseiro com ácido bórico

Escrito por donna mcfadden | Traduzido por thiago silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Poucas coisas irritam mais do que formigas, baratas e demais insetos. Baratas levam consigo alergênicos e micróbios possivelmente danosos às pessoas. Muitos inseticidas prometem livrar sua casa destes hóspedes não-convidados. O lado ruim é que muitos destes produtos contêm produtos químicos agressivos e/ou perigosos. Você pode fazer seu próprio inseticida usando ácido bórico em pó, que é barato e fácil de encontrar em lojas. Além disso, é fácil de usar.

Outras pessoas estão lendo

Atraia e mate

O ácido bórico é excelente para matar e repelir insetos, sendo bastante versátil. Você pode usá-lo na forma de pó, borrifo ou ainda como iscas para os insetos em forma de bolinhas.

Prepare seu próprio spray de ácido bórico para aplicar em rodapés, armários e atrás de grandes eletrodomésticos. Misture ¼ de xícara de ácido bórico com 3 de água. Ferva a mistura até que o pó se dissolva. Use o spray para manter baratas e formigas longe de seus armários. Esvazie-os e borrife o spray deliberadamente. Espere secar.

Na edição de abril de 2009 de “Good Housekeeping”, a coluna “Heloise Hints” recomendava misturar ácido bórico em pó com açúcar ou farinha para fazer iscas para os insetos. A proporção de açúcar ou farinha recomendada é de 5 para 1. Ao misturar, polvilhe o pó em pequenos recipientes, como tampas de potes de alimentos, afinal, você quer que os insetos tenham acesso ao veneno. Coloque as iscas em local alto e atrás de eletrodomésticos grandes. De acordo com a coluna, as baratas levarão a mistura de volta aos seus lares, matando outras baratas neste processo.

O ácido bórico em pó misturado ao açúcar dará um jeito nas formigas. Misture uma parte do ácido com 9 de açúcar, e mexa bem em uma tigela com água até que o pó se dissolva. Mergulhe bolinhas de algodão no líquido. Use pequenos recipientes de plástico para guardar as iscas e faça furinhos neles para que as formigas entrem. Coloque o algodão dentro dos recipientes e tampe, distribuindo-os pelos locais em que há suspeita de formigas, que carregarão o ácido de volta para a colônia, matando a rainha e o restante dos insetos. Um artigo de Howard Garret no “Dallas Morning News” recomenda não usar ácido demais nas iscas. Caso a quantidade de ácido supere 10%, as formigas não gostarão do sabor da mistura, o que anula sua eficácia.

Bolinhas de ácido bórico são outra excelente maneira de se livrar de insetos. Para fazê-las, misture ¼ de xícara de manteiga, ½ xícara de cebola, 1/8 de xícara de açúcar, ½ xícara de farinha de trigo e uma xícara de ácido bórico. Misture bem e forme bolinhas, distribuindo-as onde haja suspeita de insetos.

Um método rápido para eliminar insetos é polvilhar ácido bórico na parte superior dos armários e nas pias da casa, de um dia para o outro. Limpe tudo pela manhã. Repita o processo até se livrar destas pragas.

Os métodos descritos acima continuarão funcionando por cerca de seis meses, não sendo tóxicos como outros produtos, mas jamais use estes produtos em áreas acessadas por crianças ou animais. O inseticida caseiro matará formigas e baratas, bem como outros insetos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível