×
Loading ...

Inseticida caseiro para formigas

Atualizado em 17 abril, 2017

As formigas que aparecem nas casas são as operárias. São elas que vão em busca de alimentos e os trazem para o resto da colônia. Um remédio eficiente para matar formigas tem que atrair as operárias e ser venenoso o suficiente para matar a colônia. No entanto, os inseticidas comerciais podem ser tóxicos para animais e humanos, prejudiciais ao meio ambiente e custam muito caro. Um inseticida caseiro seguro pode ser feito por menos de R$ 20.

Instruções

As formigas operárias são apenas dez por cento do total da colônia (ant image by FttSniper from Fotolia.com)
  1. Ponha as iscas de geleia e manteiga de amendoim em um prato e coloque-o onde houver bastante formigas. Elas procurarão açúcar ou proteína para servir de alimento em momentos distintos. Veja qual opção elas procuram mais e use-a em seu inseticida caseiro.

    Loading...
  2. Fure cinco orifícios uniformemente espaçados a 2,5 cm do topo do recipiente. Eles devem ter mais ou menos a espessura de um lápis para permitir a entrada das formigas.

  3. Misture duas colheres de sopa de bórax com a geleia ou a manteiga de amendoim (de acordo com o que as formigas escolheram antes) para formar uma pasta. O bórax é venenoso para o estômago dos insetos. Espalhe um pouco de isca sobre a tampa do recipiente.

  4. Coloque os recipientes com o inseticida nos pontos de entrada e atividade das formigas. Substitua as iscas todos os dias.

Loading...

Dicas

  • Resista à tentação de matar as formigas assim que as vir. É preciso deixá-las voltar à colônia para que levem o inseticida consigo.
  • Pode ser que, após alguns dias, elas não estejam mais atraídas pela isca. Se isso acontecer, troque-a por açúcar, se for proteína, e vice-versa. Caso elas não estejam interessadas em nenhuma das duas, reduza a quantidade de bórax na mistura e recoloque-a.

Aviso

  • Embora seja um mineral natural, o bórax pode envenenar crianças pequenas e animais de estimação. Mantenha as tampas nos recipientes para maior segurança.

O que você precisa

  • Prato
  • Manteiga de amendoim ou geleia
  • Creme de queijo ou recipiente de margarina com tampa
  • Broca
  • Ácido bórico (bórax)

Referências

Loading ...
Loading ...