Inseticidas orgânicos caseiros

Escrito por rebecca deluccia-reinstein | Traduzido por ana rodrigues
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Inseticidas orgânicos caseiros
Um inseticida natural feito em casa usa menos ingredientes e é barato quando comparado às opções comerciais

Você pode fazer os seus próprios inseticidas orgânicos se quiser evitar os produtos químicos e os custos de produtos comprados em lojas, afinal, um inseticida natural feito em casa usa menos ingredientes, é mais barato do que opções comerciais e, se você usar produtos orgânicos, pode ainda garantir que não haverá pesticidas na mistura. Sprays são fáceis de fazer e podem conter uma combinação de ingredientes eficazes. Os inseticidas naturais secos evitam insetos em plantas devoradoras e também funcionam como fungicidas. Além disso, inseticidas orgânicos podem constituir um maior impedimento a pragas de jardim, como esquilos, coelhos e marmotas.

Outras pessoas estão lendo

Sprays

Você pode fazer borrifadores inseticidas à base de água utilizando itens encontrados no supermercado. Cada ingrediente impede a proliferação de uma variedade de pragas de forma natural e inofensiva. Você pode comprar um frasco de spray de plástico por cerca de R$ 2 mas, se preferir reciclar um frasco já existente, certifique-se de lavá-lo bem para que fique livre de quaisquer substâncias potencialmente nocivas.

Alho e cebola fazem o controle de lesmas e de pragas semelhantes quando misturados com líquidos. Se lesmas já estiverem presentes no jardim, pulverizá-las com a mistura pode matá-las.

Para fazer 4 litros de inseticida, descasque e pique três a cinco dentes de alho ou uma cebola pequena e misture com água, álcool ou óleo, como descrito no parágrafo seguinte. Amasse o alho ou cebola, tanto quanto possível, garantindo que os ingredientes ativos vão para o líquido de lixiviação. Para melhores resultados, use um liquidificador.

O álcool e o óleo adicionarão potência ao spray orgânico. Use material de qualidade alimentar, como vodca e óleo de cozinha, porque são feitos a partir de fontes naturais e são seguros para consumo. O álcool é prejudicial a muitas pestes e também ajuda a dissolver os ingredientes sólidos, tornando-os mais eficazes como inseticidas. Não use o álcool diretamente — em vez disso, misture várias colheres de sopa em 4 litros de água. Óleos sufocarão os insetos, mas seu uso excessivo pode também matar as plantas. Misture uma xícara de óleo com água mais a mistura de alho para fazer 4 litros de inseticida.

Pimentas manterão longe pequenos animais como esquilos, coelhos e marmotas, além de repelir insetos. Esmague pimentas, como jalapeños, e adicione-as ao líquido usando a mesma técnica do alho. Uma pimenta pequena pode ser muito potente e proporcionará uma proteção suficiente para 4 litros de líquido. Especiarias em pó equivalentes a uma única pimenta também podem ser adicionadas à pulverização, mas o produto não será tão poderoso. Uma colher de sopa é geralmente o suficiente para a quantidade.

É possível, ainda, fazer uma combinação inseticida orgânica de todos os ingredientes acima — 4 litros de água misturados com alguns dentes de alho, uma cebola pequena, uma pimenta fresca, algumas colheres de sopa de vodca e uma xícara de óleo de cozinha protegerão seu jardim de muitos tipos de pragas. Coe a mistura antes de colocá-la em um frasco de spray para evitar o entupimento do bico.

Inseticidas orgânicos caseiros
Você pode fazer borrifadores inseticidas à base de água utilizando itens encontrados no supermercado

Pós

Inseticidas secos também ajudam a proteger as plantas contra fungos. No entanto, as substâncias em pó precisam ser reaplicadas com frequência, se forem perturbadas pela chuva ou vento. Semelhantes às misturas líquidas, as secas podem ser combinadas para incluir mais do que um ingrediente ativo.

Temperos e ervas repelem uma grande variedade de insetos. Dentes de alho matam incômodos insetos voadores, enquanto folhas de hortelã moídas afastam pulgões e vermes de repolho, repelindo também esquilos. A lavanda seca e triturada repele ratos e mariposas atraindo borboletas que se alimentam de insetos. Minhocas não gostam de couve e de outras especiarias comuns, como tomilho e orégano, e este último também afasta besouros do pepino.

Misturar as ervas secas com um material de enchimento proporciona uma maneira mais fácil de dispersar o inseticida. Como regra geral, uma parte de ingrediente ativo mais três peças de enchimento farão um pesticida seco eficaz. A farinha de milho é uma boa escolha, porque é barata e evitará que o mofo cresça nas folhas que tocar, mas folhas de chá também podem ser usadas para dispersar as especiarias. Além de prevenir o crescimento de fungos, o chá pode inibir as bactérias.

Ao misturar várias ervas, evite a mistura de dois ingredientes com cheiros igualmente fortes juntos, como cravo e lavanda, ou a eficácia dos seus aromas será anulada. Em vez disso, misture ingredientes que enfrentam o mesmo problema. Por exemplo, adicione algumas colheres de tomilho e orégano a três xícaras de farinha de milho para um poderoso repelente contra vermes de repolho. Uma colher de sopa de cravo em pó misturada com três xícaras de chá de folhas secas afastará pulgões e moscas e também protegerá o jardim de fungos e bactérias.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível