×
Loading ...

Que tipo de inseto é uma joaninha?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As joaninhas pertencem a uma classe do reino animal conhecida como Insecta, que faz parte de um grupo maior chamado Arthopoda, ou invertebrados. Elas são parte de uma série de outros grupos de insetos, e podem ser definidas pela taxonomia, modo de reprodução, composição corporal e outras características.

O nome científico para a joaninha é convergens (ladybug image by Marek Kosmal from Fotolia.com)

Taxonomia

A taxonomia informa como os animais são classificados cientificamente. A espécie específica da joaninha é cientificamente conhecida como convergens, que faz parte do gênero Hipodâmia. Esse gênero é parte da família Coccinellidae, ou joaninhas, que faz parte da ordem Coleoptera, ou besouros.

Loading...

Reprodução

As joaninhas pertencem ao grupo do reino animal que se reproduz sexualmente. As fêmeas e os machos têm feromônios que atraem um companheiro, com cada tipo específico de joaninha tendo um tipo diferente de feromônio. Após a cópula, as joaninhas fêmeas podem armazenar esperma por até três meses antes de por os ovos.

Dieta

Joaninhas são onívoras, o que significa que elas comem tanto plantas quanto outros animais. Muitas joaninhas comem outros insetos que destroem as culturas, como os pulgões, então elas são muitas vezes apreciadas pelos agricultores. Outras espécies de joaninhas têm uma dieta que pode ser destrutiva para os agricultores, pois consiste de plantas como feijão e abóbora.

Mecanismos de defesa

As joaninhas também estão entre o grupo de insetos que utiliza mecanismos de defesa para se proteger, em vez de lutar ou de confiar na camuflagem. Sua cor vermelha destina-se a dizer a outros insetos para ficar longe, e elas segregam um líquido que tem gosto ruim, tornando-as pouco atrativas aos insetos maiores. Elas também podem se "fingir de mortas" quando ameaçadas por um predador.

Localização

Elas são encontradas em todo o mundo. Há mais de 5.000 tipos diferentes de joaninhas, e pelo menos uma espécie pode ser encontrada em cada local, exceto no Círculo Polar Ártico e Círculo Polar Antártico, de acordo com a National Geographic.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...