Um inseto listrado amarelo e preto em abobrinhas

Escrito por lisa parris | Traduzido por lara scheffer
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Metade do processo de vencer uma guerra contra insetos de jardim é saber que tipo de peste você está enfrentando. Os insetos listrados de preto e amarelo comumente encontrados nas folhas ou nos frutos de abobrinhas, pepinos, abóboras, feijões, melões, batatas doces e pés de milho são os besouros-da-batata.

Outras pessoas estão lendo

Identificação

O besouro-da-batata é um inseto oval e alongado de aproximadamente 6,35 mm de comprimento. Sua casca amarela-esverdeada possui três listras pretas retas no sentido do comprimento na parte inferior do corpo. Além disso, o segmento central das patas traseiras é amarelo ao invés de preto. Existem alguns besouros que possuem vários pontos pretos na casca ao invés das listras.

Danos

Os besouros-da-batata adultos comem as folhas, os frutos e as flores dos vegetais e de outras plantas. Eles colocam os ovos na parte inferior das folhas das plantas e, quando os ovos eclodem, as larvas se enterram no chão e se alimentam das raízes, impedindo o crescimento da planta. Além disso, tanto os besouros adultos quanto as larvas carregam bactérias e vírus do mosaico — doenças que podem ser fatais para as plantas de um jardim. A bactéria que causa esses problemas fica inativa no corpo dos insetos durante a hibernação do inverno e é reativada pelo clima quente. Então, a bactéria viva é transmitida do besouro à planta através das fezes do inseto.

Prevenção

Evite as infestações desses besouros deixando o jardim limpo para que não existam locais atraentes onde eles possam hibernar. Coloque uma camada de folhas secas em volta das plantas vulneráveis, pois isso impede que o besouro se enterre no solo; reponha as folhas toda primavera, removendo quaisquer materiais contaminados. Proteja as mudas com coberturas flutuantes, que são camadas de plástico fino que evitam que os insetos pousem nas folhas das plantas mais jovens. Remova quaisquer besouros visíveis com as mãos, retirando-os da folha e jogando-os em um balde com água e sabão. Borrife as plantas semanalmente com um inseticida de rotenona ou malathion ou polvilhe as folhas com um repelente de insetos como medida preventiva.

Controles naturais

Para controlar as pestes sem usar produtos químicos prejudiciais, inclua várias plantas com flores no jardim. Malmequeres, zínias e monardas encorajam a presença de insetos benéficos que se alimentam dos prejudiciais às plantas. Além disso, as plantas suscetíveis aos insetos podem ser cercadas com rabanetes, pois seu cheiro repele naturalmente muitos insetos, inclusive o besouro-da-batata. Se uma infestação ocorrer, borrife as plantas afetadas com um repelente de insetos caseiro feito de 6 colheres de sopa de pimenta de Caiena e meia colher de sopa de detergente misturados em 4 litros de água. Cubra completamente os dois lados das folhas, pois os besouros tendem a se esconder por baixo da folhagem.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível