Insetos que atacam madeiras tratadas

Escrito por jennifer alyson | Traduzido por eliel soares
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Insetos que atacam madeiras tratadas
Madeiras infestadas com cupins apresentam perfurações e sinais de desbaste (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

Madeiras utilizadas para casas e mobílias são tratadas nas madeireiras ou nas fábricas para evitar infestação de insetos. Mas, variedades de insetos infestam e se alimentam de madeira tratada. Eles podem destruir e comprometer a estrutura de casas. A prevenção é a melhor solução para o problema com esses "devoradores de madeira", apesar de existirem diversos métodos de controle que podem parar uma infestação, uma vez que esta tenha se iniciado.

Outras pessoas estão lendo

Cupins

Mais de 2500 espécies de cupins ameaçam estruturas e mobílias de madeira tratada, e as infestações podem atingir alimentos e livros. Todos os tipos deixam os mesmos sinais de infestação, incluindo escurecimento da madeira, bolhas ou sulcos. Outros sinais de problemas são enxames de insetos com asas no outono e primavera, e madeira muito fina que pode ser facilmente perfurada com uma chave de fenda ou outro objeto afiado. Os cupins têm asas, são brancos, amarelados ou pretos e medem cerca de 2 cm de comprimento.

Formigas carpinteiras

Muitas pessoas confundem formigas carpinteiras com os cupins, mas há diferenças essenciais. Formigas carpinteiras têm coloração de marrom escuro a preta, e algumas não possuem asas. As que são aladas possuem as asas frontais mais longas que as traseiras, enquanto os cupins possuem asas do mesmo tamanho. Além disso, diferentemente dos cupins, os corpos das formigas carpinteiras são estreitos entre o tórax e o abdômen. As formigas carpinteiras são menores que os cupins, tendo de 0,6 cm a 1,2 cm de comprimento. Entretanto, as carpinteiras têm a mesma tendência dos cupins: de se enterrarem em estruturas de madeira tratada, tais como casas. As formigas carpinteiras voam até encontrar madeira úmida ou em apodrecimento, e podem invadir isolamentos plásticos para chegar às estruturas de casas. Imóveis próximos a áreas de bosques são particularmente vulneráveis às formigas carpinteiras.

Besouros perfuradores de madeira

Os besouros conhecidos como "carunchos" ou "besouros de velório", convergem em produtos de madeira tratada, inclusive mobília e madeiras estruturais e decorativas em espaços interiores. As larvas dos besouros se alimentam de madeira. Quando atingem a idade adulta, eles roem seus túneis pela madeira até que atingem a superfície e voam. Os besouros também podem fazer suas passagens em materiais plásticos, gesso e materiais macios. Montes de pó fino nas bases de paredes ou embaixo de móveis são o primeiro indicativo da existência de besouros perfuradores. Os carunchos fazem ninhos em madeiras secas e duras, como o carvalho e a Carya, e são o tipo de inseto que mais provavelmente infestarão painéis de madeira, móveis, molduras, pisos, portas e janelas. Os besouros de velório preferem madeiras mais macias, como abetos usados em estruturas de telhados, fundações e móveis. E há também um outro grupo de insetos que infestam tanto as madeiras moles como as duras. Os besouros perfuradores de madeira normalmente são castanhos, medem de 0,6 cm a 5 cm de comprimento.

Prevenção e controle

O tratamento de pestes de madeira requer uma abordagem combinada. Para se livrar dos insetos, cubra as aberturas de ventilação e de sótãos com telas e sele furos e fissuras no exterior de sua casa. Remova resíduos de madeira próximos ao seu imóvel, e armazene lenha longe da casa, sempre sem contato direto com o chão. Faça os reparos necessários de telhados, rufos, calhas e tubos de descida do telhado para manter a água longe de madeiras da estrutura de sua casa. Substitua qualquer peça de madeira que tenha sido danificada por efeito da umidade por madeiras que sejam tratadas contra pragas à base de arsenatos ou tetra-hidratos. Se sua casa foi infestada, você deverá precisar de auxilio profissional para fumigá-la ou aplicar algum produto químico nas madeiras com arsenato de cobre cromatado ou sais wolman. O problema dos besouros perfuradores é de solução notoriamente difícil, então é fundamental a prevenção de infestações. Remova e destrua galhos mortos de árvores próximas, e não armazene a lenha coletada deles. Revista com pintura ou verniz as superfícies de madeira externas da casa, a fim de selar frestas, poros e furos que poderiam conter ovos de besouros. Caso já existam besouros infestando objetos de madeira, como molduras, coloque os objetos em um forno a aproximadamente 65 graus célsius por seis horas ou um freezer a 0 grau célsius por três dias. Infestações que tenham atingido toda a casa devem ser tratadas por profissionais com fumigação.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível