Insetos que se disfarçam como cobras

Escrito por natasha parks | Traduzido por luisa menin
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Insetos que se disfarçam como cobras
Alguns insetos podem ficar parecidos com cobras para enganarem os predadores (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

A seleção natural permitiu que alguns insetos desenvolvessem uma forma de passarem-se por cobras, a fim de enganar seus predadores. Uma dos disfarces mais incríveis é o da Lagarta-Serpente (Eumorpha labruscae). Quando perturbado, este inseto parecido com uma cobra também pulsa sua cauda, imitando o movimento de uma serpente.

Outras pessoas estão lendo

Lagarta Papilio troilus

A Papilio troilus é uma das lagartas que imita uma cobra, ela vive nas árvores de lindeira e pode ser encontrada dentro de folhas enroladas. A lagarta se parece com uma cobra verde pequena, com "olhos" e "boca" pretos realistas, feitos de pigmentos em preto e amarelo. Apesar da parte inferior entregar a sua verdadeira natureza, o seu corpo tem componentes bastante convincentes de serpente. Por incrível que pareça, existe até uma marca branca sobre o globo ocular para simular o reflexo do sol, como explicado por pesquisadores da Marietta College.

Mariposa atlas

A ponta da asa da mariposa atlas é camuflada para se parecer com a cabeça de uma cobra. Quando perturbada, ela cai no chão e se contorce para completar a ilusão, conforme relatado pelo correspondente de ciência Richard Gray. A evolução tem sido a força motivadora para este tipo de mimetismo por milhões de anos. Esse inseto se desenvolveu para explorar a deficiência visual do seu predador e reduzir seu senso de perspectiva.

Mariposa-elefante da Amazônia

A mariposa-elefante da Amazônia se defende imitando uma cobra. Sua coloração preta, bordas brancas e olhos redondos são convincentes e assustadores para os predadores. De acordo com a Universidade de Richmond, a lagarta tem o corpo como uma armadura para se proteger. Embora não tenha um corpo longo como uma cobra, o mecanismo de defesa de reproduzir a imagem da cabeça de uma serpente funciona bem o suficiente para dissuadir potenciais agressores.

Borboleta Hesperiidae da Costa Rica

As asas da borboleta Hesperiidae da Costa Rica tem manchas distintas, parecidas com olhos de serpente, para desencorajar predadores, mesmo os pássaros pássaros, de acordo com o site Why Evolution Is True. A medida que a ave voa em direção a serapilheira no chão da floresta e a revira com com seu bico, ela vê o que parece ser uma refeição saborosa, se o inseto for perturbado pelo pássaro ele se vira imediatamente para garantir que a "cara" e "olhos" serão vistos. O predador então se retira acreditando que cometeu um erro perigoso.

Lagarta Eumorpha labruscae

A lagarta Eumorpha labruscae é uma imitação de cobra muito convincente. Ela tem uma cor marrom opaca, com manchas mais escuras como as de uma serpente, uma coloração preta e castanho claro, como uma jararaca. A textura também parece assemelhar-se a de uma cobra, até mesmo os "olhos" e "boca" são altamente adaptados para despistar os predadores. Ela tem 10 cm de comprimento e 2,5 de largura.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível