×
Loading ...

Insetos que se escondem em sofás

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Vários tipos de insetos podem se proliferar em qualquer ambiente de uma casa, alojando-se em camas, tapetes e sofás. O sofá pode se tornar o viveiro de dois insetos específicos, ambos parasitas e hematófagos. Eles podem se instalar em sofás de tecido ou de couro, embora estes últimos sejam mais difíceis de serem infestados, porque a sua superfície mais rígida dificulta a escalada rumo aos assentos.

As fibras dos sofás oferecem um habitat seguro e aquecido para determinados insetos (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Percevejos

Os percevejos são insetos parasitas com cerca de 4,5 mm de comprimento que possuem corpos pequenos, lisos, de cor amarronzada ou vermelha-escura, e colonizam materiais fibrosos, como camas e sofás. Os percevejos ficam ativos à noite e picam quem se sentar no sofá. Estes insetos ficam ingurgitados com o sangue que é extraído das suas vítimas através de partes bucais especializadas. No local da picada, a pessoa vai sentir coceira ou inchaço.

Loading...
Os percevejos sobem no sofá e se escondem por dentre as frestas do móvel (Brian Kersey/Getty Images News/Getty Images)

Eliminação dos percevejos

Pode-se evitar a infestação de percevejos através da limpeza e aspiração frequente do sofá. Use o aspirador de pó para limpar as frestas dentre as almofadas. A limpeza a vapor também pode ser eficaz. Os percevejos morrem em temperaturas superiores a 48 °C, após um dia, e em temperaturas abaixo de 0 °C, depois de dois a três dias. Envolva o sofá com um plástico e coloque-o do lado de fora nos períodos de temperaturas mais extremas, se a infestação for muito grave a ponto de não ser reduzida apenas com a aspiração. Contratar o serviço de dedetização profissional é a opção mais confiável, já que irá empregar produtos químicos para eliminar a infestação.

Na dedetização profissional utilizam-se produtos químicos para resolver uma infestação de percevejos (Brian Kersey/Getty Images News/Getty Images)

Pulgas

As pulgas são insetos que picam as suas vítimas e servem-se de materiais fibrosos e fendas como locais de reprodução, transformando o sofá em um foco de infestação. Elas são perigosas para os seres humanos e para os animais, sendo responsáveis ​​por cerca da metade de todas as doenças dermatológicas em animais de estimação. As pulgas adultas passam a maior parte do tempo parasitando os animais; no entanto, elas estocam os seus ovos e larvas em tapetes e dentro das almofadas de sofás.

Extermínio das pulgas

Passar o aspirador de pó diariamente é a medida mais eficiente contra a população de pulgas. Aspire por completo tapetes e almofadas individuais do sofá. Inseticidas em pó, compostos por borato, manterão as pulgas longe por mais de um ano -- desde que aplicado corretamente e aspirado vários dias depois. A dedetização profissional pode empregar reguladores de crescimento de insetos, bem como vários pesticidas para destruir a população. Os reguladores de crescimento evitam o desenvolvimento natural das larvas, interferindo no ciclo de vida das pulgas.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...