Mais
×

Insetos que fazem barulhos estranhos

Atualizado em 21 novembro, 2016

Barulhos estranhos são geralmente ouvidos vindo de clareiras, florestas e mesmo dos quintais em estações da primavera e do verão em todas as partes do mundo. Esses barulhos estranhos, causados ocasionalmente por animais, as vezes são causados por culpados bem menores, como insetos. Muitos insetos ao redor do mundo fazem barulhos esquisitos ou irritantes que, embora pareçam estranhos para pessoas, servem para propósitos bem importantes na vida dos insetos.

Gafanhotos estão entre os músicos naturais mais comuns do mundo (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Locusts

Locusts são gafanhotos de chifre curto encontrados em aproximadamente 60 países ao redor do mundo. Esses insetos são associados com escassez porque eles podem comer o próprio peso em planta todos os dias, então quando estão em enxames eles podem terminar com uma safra inteira em um dia ou dois. Locusts produzem um barulho musical ao esfregar as pernas contra suas asas. Esse barulho é dificilmente ouvido pelo ouvido humano, entretanto um grupo de locusts fazem um barulho estalado, conhecido por crepitação, durante a temporada de acasalamento.

Katydid

Katydids são gafanhotos de chifre longo, conhecidos como gafanhotos comuns das clareiras e são encontrados em diversas áreas ao redor do mundo. Esses gafanhotos produzem um sussurro e um chilrear familiar, geralmente ouvido durante noites de verão, ao esfregar suas asas uma contra a outra rapidamente. Essa vibração rápida da asa é conhecida como estridulação. Enquanto katydids podem destruir plantações, essa destruição é muito branda se comparada a das locusts.

Cigarra

A cigarra é um afídio que produz um som surpreendentemente alto com a ajuda de timbais (exoesqueleto). Timbais são um par de órgãos do abdômen da cigarra que usam costelas rígidas e maleáveis que estouram e reverberam através de contrações do órgão. O familiar som de zumbido elétrico criado badalam de forma alta das árvores durante o verão. A cigarra geralmente é confundida com o gafanhoto, mas eles são insetos totalmente diferentes. Isso acontece porque a cigarra é chamada de gafanhoto na Austrália.

Besouro-britânico-de-veado

O besouro-britânico-de-veado é nativo do Reino Unido. Ele produz um zumbido alto que pode surpreendê-lo enquanto passa por entre arbustos nos quais o besouro vive. O besouro produz esse barulho ao agitar vigorosamente suas asas. O besouro-britânico-de-veado usa esse barulho para enviar vibrações para objetos próximos e determinar se a área é livre ou não para voar. O barulho dos besouros britânicos de veado são certamente muito piores do que sua mordida, especialmente porque eles não são conhecidos por morder ou até picar.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article