×
Loading ...

Os insetos tesourinhas são perigosos?

Atualizado em 21 novembro, 2016

Muitas das pessoas familiarizadas com os filmes originais "Star Trek" lembrarão que, no "Star Trek II", Khan depositou dois insetos com pinças que pareciam muito perigosos nas orelhas de dois oficiais da nave para torturá-los. As tesourinhas, que lembram aqueles insetos, não são perigosas para os humanos. As pessoas que contam histórias desses insetos entrando em orelhas, colocando ovos e entrando no cérebro estão apenas passando adiante um folclore bizarro aprendido gerações atrás.

As tesourinhas podem ser um transtorno, mas não são perigosas (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

História

A tesourinha é erroneamente conhecida por entrar nos ouvidos das pessoas. Elas não são agressivas com humanos. Na América do Norte, existem 22 espécies. Acredita-se que mais da metade seja originária da Europa e dos trópicos. As tesourinhas parecem perigosas, pois possuem estruturas semelhantes a pinças na parte traseira do corpo; no entanto, essas "pinças" são usadas para defesa, ritual de acasalamento e como ferramenta para reprodução.

Loading...

Sem perigo às pessoas

As pinças não possuem veneno e podem ser usadas para caçar insetos menores, embora a maioria das espécies alimente-se de vegetação. Elas também podem ser usadas para apertar a pele humana; se elas furarem a pele, não há chance de ser depositado veneno ou de se ter reação alérgica. No entanto, o corte deve ser tratado como qualquer outro arranhão para evitar que infeccione.

Tesourinhas dentro de casa

As tesourinhas podem acabar entrando em nosso lar. Elas podem ser transportadas em pedaços de lenha que foram deixados no jardim e gostam de se esconder em rachaduras e fendas ou em qualquer outro lugar escuro onde possam largar os ovos. Latas de alimentos e embalagens abertas de alimentos secos devem ser bem fechadas. Embora elas não sejam prejudiciais, não é agradável encontrá-las perto de comida.

A vida de uma tesourinha

As tesourinhas apenas são perigosas para plantas e insetos menores. A maioria se alimenta de vegetação em decomposição e resíduos do chão. Elas gostam do escuro, de áreas úmidas de terra, bem embaixo de folhas de plantas. Elas fogem quando o ambiente é perturbado. Quando as tesourinhas entram para o ambiente interno, podem se tornar um incômodo e, devido à sua reputação errônea, muitas pessoas possuem medo delas.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...