Mais
×

Instalação de compressor, motor de ventoinha e capacitor em um ar-condicionado

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O compressor, o motor da ventoinha e o capacitor trabalham juntos na unidade de condensação de um sistema de ar-condicionado. Os fios que alimentam o condensador com eletricidade de alta tensão se conectam ao terminal de tensão do contator, enquanto os fios de sinal de baixa tensão do sistema se conectam à bobina do contator. Quando o sinal de baixa tensão ativa a bobina, os pontos de contato se fecham e a eletricidade de alta tensão alimenta o compressor, o motor da ventoinha e o capacitor. O compressor e o motor utilizam o capacitor para manter um fluxo com velocidade constante.

Instruções

O compressor, o motor da ventoinha e o capacitor funcionam juntos em um condensador (Comstock/Comstock/Getty Images)

    Conecte sua unidade

  1. Ajuste a função do termostato para a posição desligada e desarme o disjuntor da unidade do condensador.

  2. Remova a tampa do painel elétrico do condensador com a chave adequada, normalmente uma chave hexagonal de 1/4" (6 mm) ou 5/16" (8 mm). Um painel elétrico de ar-condicionado possui um contator e um capacitor.

  3. Examine e entenda o diagrama de conexão da unidade condensadora, normalmente localizado na parte interna da tampa da caixa de seu painel elétrico. Esse diagrama identifica as cores e funções dos fios do motor da ventoinha e do compressor. Um gráfico dessas conexões no corpo do motor também identifica as cores de seus fios e a função de cada um deles. As letras marcadas na carcaça do compressor próximo aos terminais dos fios identificam cada função dessas partes.

  4. Examine o topo do capacitor. Os rótulos próximos a cada terminal identificam suas funções.

  5. Ligue os fios do motor da ventoinha e do compressor no painel elétrico.

  6. Coloque o conector no fio do motor da ventoinha com a função "Cap" no terminal do capacitor identificado como ventoinha. Normalmente, esse motor utiliza um revestimento de cor marrom no fio do capacitor.

  7. Pressione o conector no fio do compressor cuja função é iniciar o funcionamento do sistema.

  8. Encaixe o conector no fio curto do terminal "L1" do contator no terminal "Comum", "Neutro" ou "Com" do capacitor. O fio branco do disjuntor normalmente se conecta ao lado de saída do terminal "L1" do contator.

  9. Insira a ponta do fio do compressor com a função "R" no terminal "L1" do contator. Se o fio utilizar um conector, pressione-o em um dos garfos "L1" do contator. Caso contrário, encaixe sua ponta no terminal com um parafuso e aperte usando uma chave Phillips.

  10. Coloque o conector no fio "Neutro" do motor da ventoinha em uma ponta da haste "L1" do contator.

  11. Conecte o fio do compressor com a função "Neutro" ou "C" ao terminal "L2" do contator. O fio preto do disjuntor normalmente se conecta ao lado de entrada do terminal "L2" do contator.

  12. Encaixe o conector apropriado no fio do motor da ventoinha em um dos dentes ou garfos "L2" do contator.

O que você precisa

  • Jogo de chaves de fenda
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article