Instalação correta de um interruptor de luz monopolar

Escrito por walter h. boelter | Traduzido por allan magalhães
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Instalação correta de um interruptor de luz monopolar
Esquematização da instalação de um interruptor

As luzes e interruptores são alguns dos elementos mais comuns instalados em uma casa. Um interruptor monopolar de luz é um circuito relativamente simples. Existem muitas variações e maneiras diferentes de instalá-los, mas a maneira mais comum (e mais simples) consiste em instalar o interruptor entre a lâmpada e a fonte de alimentação.

Outras pessoas estão lendo

Conceitos básicos sobre cabeamento

Ao instalar a fiação de um interruptor monopolar, é necessário apenas conectar o fio preto (fase) ao interruptor. O fio branco (neutro) e o aterramento estarão sempre conectados à lâmpada, mesmo quando ela está desligada. Quando o interruptor está na posição "Ligado", o cabo de força é conectado ao cabo do interruptor, fechando o circuito para que a lâmpada acenda. Quando o interruptor está na posição "Desligado", o cabo do interruptor não está conectado ao cabo de força, criando um circuito aberto por onde a eletricidade não pode passar.

Instalação correta de um interruptor de luz monopolar
Interruptor monopolar

Trabalhando em circuitos elétricos com segurança

Ao trabalhar com circuitos elétricos, é muito importante verificar se a eletricidade está desligada. Se houver mais de um disjuntor no quadro de distribuição elétrica, tome bastante cuidado para não encostar nos parafusos dos outros disjuntores. Eles normalmente fazem parte de circuitos separados e podem estar energizados mesmo quando o circuito no qual você está trabalhando está desligado. Pode ser necessário desligar mais de um disjuntor para que não haja eletricidade no quadro de distribuição.

Conexões da caixa de luz

Para obter informações sobre os cabos que passam através da parede, consulte as Referências. Depois de passar os cabos através das paredes, instale caixas plásticas ou metálicas para a luz e o interruptor, caso ainda não tenha feito isso. As luzes do teto sempre terão uma caixa metálica, devido ao acúmulo de calor. As luzes das paredes podem ter uma caixa metálica ou de plástico. Certifique-se de que você sabe qual o tipo e tamanho da caixa que possui e verifique se ela é compatível com a luminária desejada. Talvez seja necessário comprar um adaptador (barra de fixação) para fixar a luminária na caixa elétrica. Caso esteja instalando um ventilador com ou sem luz, a caixa precisa estar fixada de maneira sólida ao teto. As caixas comuns não são firmes o suficiente para suportar o peso e a vibração de um ventilador de teto.

A instalação dos fios da luz é simples. Conecte os fios terra primeiro. A maioria das luminárias precisam estar aterradas. As caixas elétricas metálicas precisam estar aterradas, então provavelmente será necessário conectar três fios terra juntos (da caixa, luz e interruptor) usando um conector de torção. Em seguida, empurre os fios terra para a parte de trás da caixa elétrica para que eles não atrapalhem o serviço. Una os dois fios brancos e então os dois fios pretos. Fixe a luminária na parede ou teto seguindo as instruções do fabricante.

Conexões da caixa do interruptor

A instalação do interruptor não é tão difícil. Faça o aterramento da caixa do interruptor da mesma maneira que foi feito o aterramento da caixa de luz. Devem haver quatro fios terra em uma caixa metálica ou três deles, em uma caixa plástica. Empurre-os para o fundo da caixa para que eles não atrapalhem o trabalho e fiquem longe dos parafusos expostos do interruptor. Una os dois fios brancos. Em seguida, conecte o fio preto da fonte de eletricidade em um dos terminais do interruptor, e o outro fio preto que vai até a lâmpada no outro terminal. A maioria dos interruptores de luz possuem duas maneiras de conectar os fios. Desencapa-se 1,3 centímetros das pontas dos fios sólidos padrão AWG 14 e 12 (1,62 milímetros e 2,05 milímetros, respectivamente) para que eles sejam introduzidos diretamente nos orifícios da parte de trás do interruptor. Também é possível conectá-los aos parafusos da lateral.

Agora, dobre os fios para dentro da caixa a medida que o interruptor é colocado no lugar. Certifique-se de que o fio terra não está encostando na parte de trás do interruptor nem nos parafusos das laterais. Use os parafusos fornecidos com o interruptor para fixá-lo na caixa da parede. Aperte-os apenas o suficiente para que o interruptor fique rente à parede. Se os parafusos que prendem o interruptor forem apertados demais, a tampa não irá se encaixar bem. Coloque a tampa para finalizar o trabalho. Ligue o disjuntor e teste o circuito.

Instalação alternativa

Em alguns casos, o objetivo é apenas adicionar um interruptor a uma lâmpada já existente, controlada por um interruptor de corda. Nesse caso, já existe eletricidade indo para a lâmpada, sendo necessário apenas fazê-la passar pelo interruptor antes de chegar na lâmpada. O fio preto levará a energia até o interruptor, e o fio branco levará a energia do interruptor de volta à lâmpada. Nesse caso, o fio branco não é neutro. Não se deve usar fios brancos para transmitir eletricidade, sendo necessário envolvê-lo com uma fita ou pintar todo o fio branco que está sendo usado para esse propósito. As fitas isolantes pretas são ótimas para isso, assim como as fitas de outras cores, com exceção das verdes e brancas.

Para finalizar o trabalho nas caixas, é preciso conectar os fios terra em ambas as caixas como foi feito acima. Na caixa do interruptor, os fios preto e branco (envolvido em fita, para que não seja mais branco) são conectados ao interruptor. Na caixa da luz, o fio branco permanecerá conectado à lâmpada. O fio preto que leva eletricidade para a caixa da luz será conectado ao fio preto que vai até o interruptor. O fio branco que foi envolvido em fita isolante para ficar preto é em seguida conectado ao fio preto ou conector de força da lâmpada. Com isso, é possível usar a lâmpada com o interruptor. Caso a luminária com o interruptor de corda não seja substituída, é uma boa ideia remover a cordinha do interruptor. Se alguém puxá-la, a luz não poderá ser acesa através do interruptor que foi instalado.

Instalação correta de um interruptor de luz monopolar
Esquematização da instalação de um interruptor

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível