Instalando uma correia dentada em um motor 2.5 de Ford Ranger

Escrito por don bowman | Traduzido por valeria jardim
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Instalando uma correia dentada em um motor 2.5 de Ford Ranger
Uma correia dentada (timing belt image by Albert Lozano from Fotolia.com)

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Correia dentada

É recomendado que você substitua a correia dentada da Ford Ranger 2.5 em intervalos de 96.000 quilômetros. Isso é baseado no histórico de serviço deste motor em particular. O mesmo é identificado como um motor de "roda livre", o que significa que é muito improvável que qualquer tipo de dano ao motor possa ocorrer caso a correia dentada falhe ou solte durante o funcionamento do veículo.

Ferramentas

Você vai precisar de algumas ferramentas para concluir este trabalho, incluindo uma ferramenta especial da Ford. A ferramenta é necessária para o tensor e possui um número de série #303-097. Além disso, você vai precisar de um extrator padrão de cubo de roda, um conjunto de soquetes de 3/8 de polegada, uma chave catraca de 3/8 de polegada, um conjunto de soquetes de ½ polegada, uma pistola de ar comprimido de ½ polegada, um conjunto de chaves métricas e uma retomadora de ar-condicionado.

Introdução

Retire a proteção do radiador e solte os parafusos sextavados da bomba d'água. Retire as correias dos acessórios. Retire os parafusos da polia da bomba d'água. Remova a polia da bomba d'água e a ventoinha do radiador. Drene e restaure os gases Freon do sistema de ar-condicionado. Remova o compressor do ar condicionado.

Retire a bomba da direção hidráulica, mas deixe as mangueiras conectadas e afastadas. Remova o suporte do ar-condicionado. Retire o parafuso da polia do virabrequim e a polia usando o extrator de cubo de roda. Retire a tampa da correia dentada.

Alinhar virabrequim e bloco

Gire o virabrequim no sentido horário até que a chaveta na roda dentada do virabrequim esteja para cima e o ponto no lado direito do mesmo esteja alinhado com a marca correspondente no bloco. Verifique se a marca triangular nos dentes do comando de válvulas alinham com o mesmo tipo de marca no bloco na posição 5 horas do relógio. Caso contrário, em seguida, gire o virabrequim mais uma vez e ele alinhará.

Afrouxar o tensor

Solte o parafuso grande no topo do tensor e depois solte o parafuso mais próximo da polia do tensor. Use a ferramenta especial da Ford e gire o tensor no sentido horário para tirar a tensão da correia dentada, aperte levemente o parafuso de ajuste para mantê-lo fora do seu caminho. Remova a correia dentada.

Trabalhar no sentido anti-horário

Instale a nova correia dentada iniciando pelo lado direito e trabalhando para a esquerda. O círculo na roda dentada do virabrequim, as marcas de losango na bomba de óleo e as marcas triangulares nos dentes do comando de válvulas devem ficar sempre alinhadas. Solte o parafuso de ajuste do tensor, gire o motor por duas voltas no sentido horário e realinhe as marcas de ponto. Aperte o parafuso de ajuste do tensor junto à polia e, em seguida, gire o parafuso. Instale o restante dos componentes na ordem inversa em que foram removidos e aperte o parafuso do virabrequim em 164 nm de torque.

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