Mais
×

Como instalar a alavanca numa Fender Squier

Atualizado em 03 abril, 2018

A alavanca, também conhecida como alavanca de trêmulo, permite que se aplique vibrato às notas. A alavanca é conectada à ponte da guitarra e, quando acionada, faz com que a ponte vibre, causando uma flutuação do tom. As guitarras da série Squier da Fender são modelos mais acessíveis, e muitos deles podem ser usados com alavancas. A instalação é a mesma para todos os modelos.

Instruções

Alavancas são usadas para produzir efeitos no som de guitarras elétricas (Newton Daly/Lifesize/Getty Images)
  1. Localize o buraco para a alavanca. Ele fica na ponte da guitarra, próximo da corda "e" aguda (mi). A ponte da guitarra fica no corpo principal e suporta as cordas. Certifique-se de que há uma pequena mola dentro do buraco. Se não houver, você terá que colocar uma, mas é possível que você tenha recebido várias molas quando comprou o tremolo.

  2. Insira a extremidade em forma de parafuso da alavanca no buraco na ponte da guitarra. Caso ela não possua um buraco próprio, a instalação pode não ser possível. Geralmente as guitarras Stratocaster possuem um buraco para a alavanca de tremolo, mas guitarras de corpo estilo Telecaster podem não ter esse buraco. Um corpo de guitarra Telecaster pode ser identificado por ter apenas a ponta de baixo cortada onde encontra o pescoço da guitarra. Nas Stratocasters, as duas pontas são cortadas.

    Uma Stratocaster com a alavanca de tremolo instalada (Ethan Miller/Getty Images Entertainment/Getty Images)
  3. Gire a alavanca no sentido horário para instalá-la. Ela vai se parafusar para dentro do buraco. Não aperte muito, pois às vezes pode-se espanar a barra no buraco. Além disso, se você apertá-la demais, a ponte pode travar, o que significa que a alavanca não vai fazer nada.

    Keith Richards com uma Telecaster (MJ Kim/Getty Images Entertainment/Getty Images)
  4. Toque uma nota e empurre a alavanca gentilmente na direção do corpo da guitarra para testá-la. A ponte deve mover-se levemente conforme a alavanca é pressionada, e o tom da nota mudará. Se o tremolo não estiver funcionando, você pode ter apertado demais. Desaperte um pouco girando a alavanca no sentido anti-horário.

  5. Remova a alavanca ao guardar ou transportar a guitarra. Instalar a alavanca não leva mais que um minuto e ela pode se quebrar no transporte se for deixada presa ao corpo da guitarra. Não só o transporte será mais complicado: se a alavanca quebrar na altura do buraco, não será fácil remover a ponta quebrada. Mesmo que não quebre, a alavanca será, sem dúvida, pressionada por acidente se você estiver viajando e isso pode desafinar a guitarra. Tome a precaução de remover a alavanca quando for guardar a guitarra.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article