Como instalar uma barra anti-pânico em uma porta

Escrito por emily beach | Traduzido por julio vizo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como instalar uma barra anti-pânico em uma porta
Uma barra anti-pânico é um tipo de equipamento usado para permitir que os ocupantes de um prédio saiam rapidamente durante uma emergência (Michael Blann/Digital Vision/Getty Images)

Uma barra anti-pânico é um tipo de equipamento usado para permitir que os ocupantes de um prédio saiam rapidamente durante uma emergência. Este dispositivo é composto de uma barra horizontal que libera o mecanismo de bloqueio da porta com uma única ação. Ao invés de girar alavancas ou lutar com maçanetas ou chaves, os ocupantes podem jogar seu peso no dispositivo e liberar a porta imediatamente. Este tipo de dispositivo é útil em todo tipo de emergência, uma vez que minimiza o risco de aglomeração ou lesões nas saídas. Pode também reduzir o número de vidas perdidas em caso de incêndio ou outras emergências.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Fita métrica
  • Barra anti-pânico (dispositivo de saída em barra)
  • Mecanismo da barra anti-pânico
  • Serra
  • Furadeira
  • Serra copo

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Meça a largura da porta. Para barras anti-pânico, você vai precisar da medida desde o batente da porta até a borda onde a trava está localizada. A barra anti-pânico deve ser cerca de 3,8 cm menor do que esta distância para proporcionar uma abertura operacional.

  2. 2

    Escolha o seu dispositivo com cuidado. A maioria das barras anti-pânico são de 91 cm ou 1,22 m. A maioria pode ser cortada para se ajustar a uma porta, mas isso depende da concepção deste dispositivo. Ela deve ser de pelo menos metade da largura total da porta para atender a maioria dos regulamentos contra incêndios.

  3. 3

    Selecione a função e a maçaneta. Um dispositivo de saída tem apenas a função de saída, o que significa que não terá maçaneta no lado de fora. Outros podem ter uma fechadura do lado de fora, bem como puxadores ou maçanetas.

  4. 4

    Determine que tipo de mecanismo você precisa. Esta decisão é baseada no alto da porta e do batente, bem como o tipo de maçaneta e funcionalidade do seu dispositivo de saída. Normalmente, você poderá selecionar o mecanismo certo para o trabalho quando encomendar esses dispositivos.

  5. 5

    Tire os manuais da embalagem e fixe-os na porta. Haverá também um manual para o mecanismo, o qual deve ser instalado no batente. Estes manuais irão indicar onde o aparelho será instalado junto com os locais de furos e parafusos.

  6. 6

    Fure a porta para acomodar o cilindro do dispositivo, se for o caso. Funções apenas de saída não usam este cilindro. Use uma serra copo para fazer este furo, ou uma serra copo para metal se você estiver trabalhando em uma porta de metal.

  7. 7

    Fure a porta e o batente para fixação, conforme indicado no manual. Para portas de madeira ou de metal sólidos, use parafusos convencionais ​​para segurar a barra anti-pânico no local. Estes parafusos são fornecidos com o dispositivo. Se você tem uma porta de núcleo mineral corta-fogo, ou com um núcleo de partículas, você vai precisar usar passantes de parafusos em vez de parafusos normais para manter a barra de pânico seguramente presa à porta. Estes parafusos são geralmente fornecidos como uma opção com a maioria dos dispositivos de saída.

  8. 8

    Coloque a barra anti-pânico na porta e prenda-a no lugar com parafusos ou os passantes de parafusos. Adicione as tampas para cada lado e prenda-as com os parafusos fornecidos. Algumas tampas deslizam sem os parafusos.

  9. 9

    Instale qualquer maçaneta exterior ou cilindros na frente da porta. Deslize o cilindro através da ranhura dentro do dispositivo de saída, e alinhe as hastes. Parafuse a maçaneta no lado interior da porta usando os fixadores fornecidos.

  10. 10

    Fixe o mecanismo no batente e teste a barra anti-pânico para ter certeza que funciona. Coloque calços de madeira por trás do mecanismo, conforme necessário para trazê-lo mais perto da trava na barra anti-pânico. Estes dispositivos são bastante minuciosos, de modo que você pode precisar ajustar o mecanismo algumas vezes antes de fazê-lo funcionar corretamente.

Dicas & Advertências

  • Redobre a atenção quando encomendar barras anti-pânico para portas corta-fogo. O dispositivo em si deve ter uma classificação ao fogo igual a porta, e dispor de uma etiqueta indicando a sua resistência ao fogo. Você deve pedir a barra anti-pânico no tamanho exato que você precisa, pois cortar um dispositivo corta-fogo anula sua classificação. Você também deve pedir ao fabricantes da porta e batente para prepará-los para receber este equipamento. Os instaladores não poderão abrir um buraco maior que 2,54 cm de diâmetro dentro de uma porta corta-fogo ou batente sem anular a classificação.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível