Como instalar uma bomba de piscina acima do chão

Escrito por tom raley | Traduzido por david henrique pires ferraz
Como instalar uma bomba de piscina acima do chão
A circulação é importante para que sua piscina fique bem cuidada (Comstock/Stockbyte/Getty Images)

Sua piscina, seja ela equipada com um filtro de areia ou um cartucho de filtragem, depende de uma bomba para circular a água. Para manutenção e desempenho adequados, a circulação da água é o segredo. Nenhum outro elemento é tão importante para a eficiência da sua piscina.

Instruções

  1. 1

    Coloque canos da piscina até a bomba. A piscina deve ser equipada com um bico-de-tesoura. Você prenderá a primeira seção do cano à base do bico-de-tesoura. O comprimento do cano necessário depende de onde você deseja pôr a bomba. Você deve se certificar de colocar a bomba em uma área onde ela possa ser facilmente acessada tanto para manutenção quanto para limpeza. Não tente levar a bomba até o cano; faça com que o encanamento vá até onde você quer que a bomba fique. O cano deve se juntar à bomba e seguir direto para uma segunda cesta de bico-de-tesoura. Os encaixes necessários dependerão da marca e tipo de bomba comprada.

  2. 2

    Passe os canos da bomba para o filtro. Use outro encaixe e seção de cano para conectar a bomba ao filtro. O filtro deve estar marcado com "entrada" e "saída." Conecte o cano da bomba ao lado da entrada do filtro. Em cada caso, mantenha a quantidade de cano utilizado ao mínimo possível. Isso diminui o custo e aumenta a eficiência da bomba.

  3. 3

    Passe os canos do filtro e de volta para a piscina. Pegue uma última seção do cano e conecte a porta de saída do filtro à entrada da piscina. Isso completa o fluxo de água que retornará água limpa para sua piscina. Certifique-se de que todas as junções do cano e encaixes estejam bem presos.

  4. 4

    Mantenha a bomba o mais próximo possível do nível do chão. Isso impede que a bomba seque quando estiver desligada. Se a bomba secar, pode ser necessário enchê-la de água antes de retornar ao funcionamento normal. Seu filtro deve ser equipado com um medidor de pressão. Se não, você deve comprar um e instalar no seu sistema para monitorar com precisão a performance do seu sistema.

  5. 5

    Considere suas necessidades elétricas. A maioria das marcas de bombas funcionam a 120 volts monofásicos. Se já tiver eletricidade próxima à área onde a piscina será montada, considere alinhar a piscina de modo que não seja necessário mexer na fiação. Se a saída não tiver uma saída apropriada, instale uma antes de usar o sistema. Isso protege contra ferimentos sérios ou fatais.

Dicas & Advertências

  • Use um cano PVC bem resistente. Alguns podem considerar isso desnecessário, mas por um valor um pouco mais alto, você obtém um cano muito mais forte e elimina problemas de manutenção no futuro.
  • Ao trabalhar com a parte elétrica da instalação, confira se a energia está desligada. Água e eletricidade não combinam, não corra riscos.

O que você precisa?

  • Bomba
  • Filtro
  • Um cano de PVC de 1 1/4 de polegada
  • Vários adaptadores PVC
  • Serra de arco
  • Fita métrica

Lista completaMinimizar